“Ética Sim, Assédio Não”, evento nacional promovido pelo IRB e pelo TCE do Paraná debateu sobre o combate a todas as formas de assédio

Equipe Instituto Rui Barbosa

Em alusão ao Dia Nacional da Ética, celebrado em 2 de maio, o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a sua Escola de Gestão Pública (EGP), realizaram o evento nacional “Ética Sim, Assédio Não”.

O evento, que foi sediado na Corte de Contas paranaense, com transmissão simultânea pelo canal do TCE-PR no YouTube, teve como objetivo sensibilizar o público interno dos Tribunais de Contas brasileiros quanto à importância de se prevenir e combater todas as formas de assédio – moral, sexual, racial e de gênero – em suas esferas de atuação.

Representando o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, o Presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do IRB e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Conselheiro Gilberto Jales, realizou a abertura do evento destacando que o momento é o primeiro passo para difundir a importância de prevenir e combater o assédio cotidianamente.

O Diretor-Geral do TCE-PR, Davi Gemael de Alencar, que representou o Presidente da Corte, Conselheiro Fernando Guimarães, agradeceu a presença de todos no auditório e nas redes sociais, e afirmou estar muito contente com a iniciativa do TCE-PR de sair na frente nessa proposta nacional de conscientização, até mesmo porque os Tribunais de Contas são legalmente obrigados a prevenir o assédio.

A Diretora da EGP do TCE-PR, Vivian Feldens Cetenareski, afirmou ser motivo de honra e satisfação para o Tribunal sediar o evento, que promove a ética no trabalho e a busca por um ambiente laboral mais agradável, amistoso e amoroso, com mais empatia.

 

Programação

A partir das 10h, da terça-feira (02), teve início a programação do evento, com a palestra sobre o tema “Comunicação não Violenta”, onde a jornalista e mestre em Neurocomunicação Juliana Karan, explicou como a comunicação pode ajudar a criar empatia. Ela falou sobre as maneiras de se comunicar e destacou que todos temos uma parcela de pensamento violento, não amigável, dentro de nós, que não auxilia o próximo.

Segundo Juliana, temos que nos comunicar de maneira mais assertiva e verdadeira; e a neurociência nos ajuda nisso. Ela ressaltou a importância dos gestos, tom de voz, roupas e outros aspectos que traduzem nosso inconsciente e fazem o receptor de nossa mensagem ter uma leitura diferente.

A palestrante lembrou que um bebê se comunica desde quando está na barriga da mãe e, quando cresce, enquadra-se em uma forma pré-definida de se comunicar. Ela afirmou que é importante trazer de volta a naturalidade perdida, que promove a empatia.

Juliana frisou que atualmente a comunicação é a habilidade mais importante de um profissional e trata-se de um grande desafio corporativo. Ela também destacou a mudança de paradigma na análise do processo de comunicação, com a mudança de foco para ressaltar o receptor da mensagem, que deve ser tratado como o principal agente.

A comunicadora salientou que a realidade é a combinação do que está dentro e fora de nós; e que todos vivemos diferentes recortes de realidade que mudam a cada instante. Ela explicou que é difícil entender e julgar o recorte alheio, mas a neuroplasticidade nos permite mudar a forma de pensar e agir, por meio da insistência na mudança de hábitos.

À tarde, o Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Conselheiro Durval Ângelo Andrade e a Analista de Controle Externo do TCE-MG, Flávia Ávila Teixeira, realizaram a apresentação da Cartilha de Conscientização e Combate aos Assédios Moral e Sexual nos Tribunais de Contas.

O evento foi encerrado com a apresentação das ações de combate ao assédio implantadas pelo Governo do Estado do Paraná, conduzida pelo Ouvidor-Geral, Yohhan Garcia de Souza e pelo Coordenador de Integridade e Compliance, Paulo Aguiar Palacios.