Manuais de implementação das ISSAI emitidos pela IDI/INTossai

Neste espaço, os auditores brasileiros e todos os profissionais e estudiosos dos temas auditoriais têm acesso às versões traduzidas dos Manuais de Auditoria Intosai IDI.

A INTOSAI Development Initiative (IDI) da International Organization of Supreme Audit Institutions (INTOSAI) desempenha um papel crucial no fortalecimento das capacidades das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) em todo o mundo. A IDI visa apoiar o desenvolvimento dessas instituições, proporcionando recursos, treinamentos e, mais específicamente, manuais de auditoria elaborados por especialistas internacionais.

Essas traduções, foram elaboradas sob a supervisão do Banco Mundial, como resultado de convênio celebrado entre a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com revisão dos textos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os ajustes finais de redação e a diagramação ficaram a cargo do Instituto Rui Barbosa – IRB, com apoio do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).

Esta iniciativa visa facilitar o acesso a orientações internacionais sobre auditoria, promovendo a adoção de boas práticas nas auditorias governamentais no Brasil.

Aos auditores de todo o Brasil, sugerimos que explore nossa plataforma para acessar esses guias essenciais, desenvolvidos para aprimorar a qualidade, a eficiência e a eficácia das auditorias, contribuindo assim para a transparência, responsabilidade e o aprimoramento contínuo na gestão dos recursos públicos. Junte-se a nós na busca por padrões elevados e excelência na fiscalização governamental.

Os textos originais da Intosai – IDI estão disponíveis em:
https://www.idi.no/our-resources/professional-sais