O Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), promovem o Seminário: “O Controle Externo e o Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, reunindo Membros e servidores dos Tribunais de Contas de todo país, representantes de órgãos de controle e entidades parceiras.
O evento é coordenado pelo Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações, e pelo Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB, e será realizado no período de 7 a 9 de agosto, no Auditório do Edifício ION, sede do IRB, em Brasília/DF.
A iniciativa, oriunda de acordo de Cooperação firmado entre as Instituições organizadoras, busca aprimorar a atuação dos Tribunais de Contas no Controle Externo do Saneamento Básico, além de fortalecer o diálogo entre os órgãos e entidades participantes, por meio de um espaço propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências relativas à Lei nº 14.026/2020, o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
A programação do evento será estruturada em variados painéis, compostos por palestras e mesas de debates dos quais farão parte relevantes expoentes dos distintos atores envolvidos na prestação dos serviços de saneamento básico.
Na oportunidade, Membros e servidores dos Tribunais de Contas e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico abordarão os desafios e prognósticos de sua atuação em prol da efetividade dos objetivos do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, com especial enfoque à universalização do acesso aos serviços, à sua prestação regionalizada e regulação.
A realização do seminário tem o apoio dos Tribunais de Contas dos Estados do Amazonas (TCE-AM), do Ceará (TCE-CE) e do Rio de Janeiro (TCE-RJ), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
O evento inaugura relevante parceria interinstitucional, cujo êxito e sucesso são certos, dada a dedicação e competência de todos os agentes envolvidos.
A inscrição é gratuita.