O Comitê Executivo do II Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo (LabTCs), realizou nos dias 8 e 9 de março, na sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), em Brasília-DF, reunião técnica para definição do plano de ação do projeto. A reunião foi coordenada pelos Vice-Presidentes da Atricon, os Conselheiros Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), Executivo; e Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES), de Desenvolvimento do Controle Externo.
Idealizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) e de outras Entidades representativas do Sistema Tribunais de Contas, o LabTCs é um projeto executado no âmbito das atividades do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), onde foram selecionadas 92 boas práticas implantadas pelas Cortes de Contas.
As boas práticas que integram o LabTCs são submetidas à avaliação técnica, homologação e consolidação pela Comissão de Coordenação-Geral do MMD-TC e divulgadas nos canais de comunicação das entidades apoiadoras do projeto. As práticas levam em consideração critérios como o impacto dos benefícios gerados à sociedade, potencial de transferência dentro do Sistema Controle Externo, além da eficiência, eficácia, efetividade e êxito.
O Instituto Rui Barbosa (IRB) esteve representado durante a reunião pelo seu Presidente, Conselheiro Edilberto Pontes e pelo Coordenador-Geral, Juraci Muniz. Na oportunidade, o Presidente do IRB destacou a importância de treinamentos e capacitações para que as boas práticas possam ser replicadas pelos órgãos de controle.