Membro da Diretoria do IRB compartilha experiência em gestão da educação durante o 3º LabTCs

14 maio, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Felipe Galvão Puccioni, ministrou a palestra “Alavancando aprendizado através de práticas de gestão custo-efetivas? Evidência experimental”, durante a programação dessa terça-feira (13/5) do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), em São Paulo-SP.

Puccioni revelou os impactantes resultados do Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE), fruto de sua pesquisa de doutorado na prestigiada Universidade de Cambridge. O estudo comprovou que a otimização da gestão escolar elevou notavelmente a qualidade educacional, permitindo que crianças em escolas participantes alcançassem, em apenas dois anos, um aprendizado equivalente a quatro anos. O PCGE gerou um avanço extraordinário no desenvolvimento desses alunos, duplicando sua velocidade de aprendizado.

Com a execução do programa identificou-se que os gestores escolares das instituições selecionadas não possuíam conhecimento sobre as melhores práticas de gestão para aprimoramento do processo de ensino e aprendizado e não foram treinados para implementar essas práticas. Outro fator identificado foi a falta de incentivo dedicado à melhoria da gestão voltada ao aprendizado, com escolas focadas em burocracia e resolver problemas.

“O programa foca em influenciar gestores a mudar comportamento, com um forte trabalho de convencimento, e funcionou porque entrega informação de forma adaptada e simples sobre as melhores práticas de gestão aos gestores para que implementem em suas escolas”, explicou o Conselheiro.

Relembrando um estudo que apontou ideologia, ignorância e inércia como os principais fatores responsáveis pelas falhas das Políticas Públicas, Puccioni afirmou que há uma tendência de que gestores desenvolvam políticas que acabam não surtindo resultados positivos.

Durante a apresentação, o idealizador do PCGE também comentou sobre a importância de se discutir a questão da eficiência e não apenas do investimento. “A realidade da educação do Brasil deve ser enfrentada com melhores investimentos (…) a educação dos gestores impacta a gestão e impacta o aprendizado”, ressaltou.

 

LabTCs

O LabTCs tem origem no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que avalia e destaca boas práticas no âmbito dos órgãos de controle. A partir do mapeamento, são selecionadas experiências que demonstram impacto positivo na eficiência, transparência e modernização da administração pública para serem apresentadas durante o evento.

A iniciativa visa incentivar a implementação de boas práticas em diferentes contextos institucionais e promover discussões sobre tendências, técnicas e soluções inovadoras para aprimorar a atuação dos Tribunais de Contas.

O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).