Presidente de Comitê Técnico do IRB cumpre agenda em Brasília para articulação do Levantamento Nacionalizado dos Planos de Carreira da Educação Básica

28 fevereiro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

Nessa quarta-feira (26/02), o Presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE/IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Conselheiro Rodrigo Coelho, cumpriu uma série de agendas institucionais em Brasília-DF que tiveram como objetivo divulgar e sensibilizar autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo Federal e do Sistema de Controle Externo sobre o Levantamento Nacionalizado dos Planos de Carreira da Educação Básica, a ser conduzido em 2025.

A iniciativa tem como objetivo mapear e sistematizar os planos de carreira dos profissionais da educação básica nos municípios, estados e União, criando uma base de dados nacional que subsidiará Políticas Públicas voltadas à valorização do magistério.

No Congresso Nacional, Rodrigo Coelho visitou o Senador da República, Cid Gomes (PSB-CE), e a Deputada Federal, Socorro Neri (PP-AC), Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação. Aos Parlamentares, o Presidente do CTE/IRB apresentou o Levantamento e ressaltou a importância da articulação interinstitucional para fortalecer a governança educacional em todo o país. A Deputada destacou que a iniciativa servirá para embasar Políticas Públicas que promovam a valorização dos profissionais da educação.

Na oportunidade, o Senador Cid Gomes foi convidado para proferir a palestra magna na abertura do VII Simpósio Nacional de Educação (SINED), que ocorrerá de 16 a 18 de setembro, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). O evento reunirá especialistas, gestores públicos e órgãos de controle para debater os desafios e perspectivas da educação nacional.

Em vista ao Ministério da Educação (MEC), o Conselheiro Rodrigo Coelho foi recepcionado pelo Secretário Executivo da Pasta, Leonardo Barchini, onde reforçou a relevância da cooperação entre as instituições e como a integração dos dados coletados no Levantamento e o seu uso estratégico podem contribuir na eficiência das políticas educacionais.

A agenda do Presidente do CTE/IRB encerrou na sede do Tribunal de Contas da União (TCU) para articular a participação da Corte nas ações relativas ao Levantamento.