Presidente do IRB debate sobre controle público, inovação e sustentabilidade durante programação do ENCCO 2025

25 setembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

Na manhã do segundo dia do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCON) 2025, nesta quinta-feira (25/9), Membros dos Tribunais de Contas de vários estados do Brasil e a sociedade civil, acompanharam o Painel “Controle Público, Inovação e Sustentabilidade”, mediado pelo Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), que contou com autoridades do Ministério Público do Estado do Amapá (MPE-AP) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS).

A Procuradora Ivana Cei, Ouvidora do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi a primeira a se pronunciar e discorreu sobre a Amazônia e como sua preservação têm impacto direto no resto no mundo, atuando principalmente para a manutenção do clima. Ivana Cei também falou sobre o desenvolvimento sustentável para a sobrevivência do homem e a atuação do Ministério Público como guardião da sociedade e do meio ambiente. “Não existe debate sobre sustentabilidade sem falar da sobrevivência do homem. O futuro é agora e o criamos com nossas ações de hoje, por isso debater este importante tema e primordial para todos. Assim, também precisamos dos órgãos de controle para traçar um caminho próspero para o Brasil e para os brasileiros”, pontuou.

Em seguida, o Corregedor-Geral da Corte de Contas gaúcha e Membro da Diretoria do IRB, Conselheiro Alexandre Postal, apresentou uma fala técnica sobre o TCE-RS, compartilhando dados do órgão, suas atribuições, pontos positivos e setores que seguem em desenvolvimento de melhorias, como o das Corregedorias. “Estou agradecido e emocionando de estar aqui mais uma vez depois de tanto tempo para esse grande evento. Fui muito técnico em minha fala sobre o TCE do Rio Grande do Sul, nós dos Tribunais de Contas temos que falar de nossa atuação também”, ressaltou.

O mediador do painel, Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, parabenizou os painelistas e reforçou a atuação dos Tribunais de Contas como órgãos que promovem melhorias na sociedade. “Temos uma equipe de atuação extremamente qualificada e suas ações têm um impacto que se refletem nos municípios de todo Brasil e inspira a atuação de outros Tribunais de Contas”, afirmou.

 

ENCCO 2025

O ENCCO 2025 é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social. A realização é feita em parceria do Governo do Estado do Amapá (GEA), Assembleia Legislativa (Alap), Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP), Ministério Público do Amapá (MP-AP), Tribunal Regional Eleitoral (TER-AP), Prefeitura Municipal de Afuá, Sebrae-AP e CEA Equatorial.

 

 

*Fotos e informações: TCE-AP.