“Crises e o colapso da informação” foi o tema da palestra magna de abertura do ENCCO 2025

25 setembro, 2025
Equipe Instituto Rui Barbosa

Conselheiros, autoridades, gestores públicos, universitários e a sociedade civil acompanharam, nessa quarta-feira (24/9), no Auditório do Sebrae-PA, em Macapá-AP, a abertura do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCON) 2025. O momento foi marcado pela palestra magna: “Crises e o Colapso da Informação” de um dos mais renomados pensadores da atualidade, Vladimir Saflater.

Professor titular do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Vladimir Saflater tem uma trajetória marcada por diversas experiências que o tornaram referência na literatura política nacional e internacional. Durante a palestra, o filósofo explicou ao público que a sociedade passa por crises conexas, ou seja, são ao mesmo tempo, políticas, ecológicas, demográficas, sociais, psíquicas, ambientais, econômicas e epistêmicas.

“Não é a primeira vez que venho para a Região Norte, mas é a primeira vez no Amapá. Eu sempre tive muita curiosidade de poder estar mais perto dessa realidade amazônica, porque a Amazônia é uma região central para o mundo hoje. Questões fundamentais mundiais são decididas aqui e é importante sentir a sensibilidade das pessoas que vivem nesta região. Ter vindo fazer essa palestra no ENCCO foi uma grande oportunidade. Grato pelo convite”.

O filósofo e escritor também destacou como a comunicação contemporânea tornou-se um instrumento de poder e mobilização social frente aos acontecimentos no mundo. Diante dos argumentos, o público embarcou numa reflexão junto com o autor sobre os desafios enfrentados ao longo dos anos na sociedade, como a lentidão dos avanços socioeconômicos no país, que ainda afetam milhares de brasileiros e contribuem para o desencadeamento de uma série de adoecimentos psíquicos.

“Nas contradições sociais quando os sujeitos são incapazes de falar com suas palavras, eles falam com seus corpos, falam nas palpitações de seus corações e na pressão no tórax. Nós somos seres que sofremos não apenas por distúrbios neurológicos, mas também sofremos por ideais não realizados, por valores não alcançados, por vidas não reconhecidas e todas essas questões ressuscitam algum tipo de fracasso da vida social”, alertou o professor.

Ao finalizar sua apresentação Safatle abriu rodadas de perguntas e interagiu com o público presente. Ao encerrar, atendeu admiradores como acadêmicos, pesquisadores e professores, presentes na abertura do ENCCO 2025 no Amapá.

 

ENCCO 2025

O ENCCO 2025 é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social. A realização é feita em parceria do Governo do Estado do Amapá (GEA), Assembleia Legislativa (Alap), Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP), Ministério Público do Amapá (MP-AP), Tribunal Regional Eleitoral (TER-AP), Prefeitura Municipal de Afuá, Sebrae-AP e CEA Equatorial.

 

 

*Fotos e informações: TCE-AP.