Aconteceu

IRB participa de evento em comemoração aos 45 anos da Procuradoria Geral do Município de Curitiba

O Presidente do IRB e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha, foi o convidado para ministrar a palestra magna do evento em comemoração aos 45 anos da PGM Curitiba.

Tendo já ocupado o cargo de Procurador Geral do Município de Curitiba, o Conselheiro falou sobre o papel dos advogados públicos de acordo com a Nova Lei de Licitações.

Além da palestra, os presentes renderam homenagens ao Cons. Ivan Lelis Bonilha pelas conquistas feitas quando ele foi Procurador Geral do Município.

O Prefeito Rafael Greca participou do evento, lembrou a proximidade das comemorações aos 200 anos de Independência do Brasil e o idealismo a que a PGM busca para promover o bem comum, além de reiterar as homenagens pelo trabalho realizado pelo Cons. Ivan Lelis Bonilha.

Leia o artigo escrito pelo Presidente Ivan Bonilha, acessando AQUI

Reunião da Comissão Organizadora do II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas do Brasil – II CITC

No  dia 31/08, a  Comissão Organizadora do II CITC reuniu-se para ajustar  detalhes para a realização do evento que acontecerá nos dias 9 a 12 de novembro de 2021, em João Pessoa/PB,  de forma híbrida.


Acesse www.citc2021.com.br e confira todas as informações sobre a programação, palestrantes, inscrições, trabalhos, opções de hospedagem e muito mais.

Nesta edição, o tema central do evento será “Os Tribunais de Contas e o Mundo em Transformação”.
O impacto da pandemia no mundo trouxe transformações em diversas áreas, dentre elas na economia, na redução de recursos públicos que impacta a prestação dos serviços públicos à população. Neste cenário, a atuação dos Tribunais de Contas ganha destaque para assegurar à sociedade a fidedignidade das informações e balanços fiscais dos órgãos públicos, o grau de conformidade dos atos de gestão às leis, o nível de atingimento dos resultados das ações governamentais e avaliação de políticas públicas.

Evento CONIP Judiciário e Controle – Promovendo a Transformação Digital no Setor Público pela Inovação e Colaboração

Nos dias 01 a 03 de Setembro aconteceu a 16 ª Edição do CONIP Judiciário e Controle,  o evento foi realizado de forma virtual, tradicional evento realizado anualmente, com foco em tecnologia da informação e governança dentro do âmbito do poder judiciário e de órgãos de controle. O evento contou com o apoio do Instituto Rui Barbosa, com a participação de representantes da Diretoria do IRB, como o Vice-Presidente de Auditoria do IRB e Vice-presidente do TCE-CE, Conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, e do Comitê de Tecnologia da Informação do IRB,  Douklas Avedikian-Chefe da CGE do TCE-MS, Fábio Correa Xavier-Diretor do Departamento de TI do TCE-SP, Lucio Camilo Oliva Pereira– Diretor Geral de Tecnologia da Informação do TCE-RJ, Pedro Vieira- Assessor Especial da Presidência do TCM-BA e Wilter de Araújo Cavalcante – Diretor de TI do TCE-RR, que realizaram palestras durante o evento.

O CONIP Judiciário & Controle , em seus 17 anos de experiência, tem procurado contribuir para a conscientização a respeito da necessidade de transformação da jornada do usuário, auxiliando no uso das ferramentas por meio da apresentação de estudos de casos e também de tecnologias capazes de oferecer maior fluidez nos processos e maior efetividade nas ações dos órgãos ligados ao judiciário nacional.

O evento recebe, a cada edição, mais de 600 gestores dentre os quais magistrados, secretários, Diretores e técnicos de tecnologia da informação, assim como profissionais ligados à inovação dentro das atividades do Poder Judiciário brasileiro. Representantes de órgãos ligados à Presidência da República, órgãos ministeriais, Tribunais de Contas, Ministérios Públicos, Defensorias e advocacia também contribuem fortemente nos debates, em parceria com empresas de tecnologia que apresentam novidades do mercado em equipamentos, sistemas e tendências.

O CONIP já se transformou em um evento marcante no calendário dos gestores públicos das áreas de tecnologia da informação e afins dentro do judiciário nacional e nesses anos vem contando com o apoio do Instituto Rui Barbosa.

Confira a programação e os temas abordados pelos palestrantes na agenda do IRB ou no site e redes sociais do CONIP.

Reunião do Comitê Técnico da Rede integrar

 

Aconteceu nesta quinta (2) a segunda reunião do Comitê Técnico da Rede Integrar, formado por representantes dos Tribunais de Contas que aderiram ao Acordo da Rede Integrar link: LEIA AQUI .

Este acordo de cooperação técnica tem por objetivo o desenvolvimento de ações de cooperação na fiscalização das políticas públicas descentralizadas e foi fruto do Projeto Integrar realizado junto com a OCDE (relatório do Projeto integrar: Acesse Aqui

Na reunião, o Comitê Técnico deliberou e aprovou o Regimento Interno da Rede; a coordenação da Rede para o ano; as formas de comunicação e a criação do grupo de assessoramento para a construção do planejamento de ações da rede para 2022.

Também foi o momento de divulgação do referencial de governança multinível em políticas públicas descentralizadas:
https://portal.tcu.gov.br/referencial-para-avaliacao-de-governanca-multinivel-em-politicas-publicas-descentralizadas.htm , o andamento da auditoria coordenada no sistema tributário que está sendo realizado por 16 Tribunais de Contas Brasileiros; o novo Acordo do IRB para o fortalecimento de auditoria operacional em contratações públicas (link: https://irbcontas.org.br/wp-admin/admin-ajax.php?juwpfisadmin=false&action=wpfd&task=file.download&wpfd_category_id=2017&wpfd_file_id=20148&token=&preview=1 ); e apresentação dos trabalhos do Grupo da Educação que vem aplicando a metodologia desenvolvida no Projeto Integrar.

Encaminhamentos:
Até o próximo dia 8 de setembro, os Tribunais aderentes, por meio de seus representantes indicarão os membros para compor o Grupo de Assessoramento – Planejamento 2022.

XI Encontro Técnico e II Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil

Aconteceu nesta quinta e sexta o XI Encontro Nacional de Gestão de Pessoas. O evento teve seu início na formação da Rede de Gestão de Pessoas durante o PROMOEX. E desde então, em todos os anos, é realizado para debater temas atuais na área de gestão de pessoas.

Nesta edição, o tema central foiGestão de Pessoas: relações próximas em um mundo de conexões remotas”.

 

A palestra magna, proferida pela atriz Denise Fraga, tratou das conexões humanas em tempo digital e levou os participantes a refletirem sobre a urgência da presença plena e da convivência, do exercício da escuta e empatia, do movimento em direção ao outro e da necessidade de (re)humanização das relações.

As importantes ações do Comitê de Gestão de Pessoas do IRB foram apresentadas pela Coordenadora do Comitê, Adriana Loro (TCEPR), destacando:
– Publicação do documento Trajetórias Profissionais: https://irbcontas.org.br/biblioteca/trajetorias-profissionais-gestao-de-pessoas/
– Propostas de ações para melhoria nos quesitos de Gestão de Pessoas no QATC-MMdTC (da ATRICON):
– Diagnóstico do Teletrabalho nos Tribunais de Contas: https://irbcontas.org.br/biblioteca/pesquisa-realizada-para-subsidiar-a-elaboracao-de-propostas-de-diretrizes-para-a-modalida-de-teletrabalho/
– Diretrizes Nacionais do Teletrabalho

A nova arquitetura e cultura organizacional foi debatida pela Officeless. E, ao final do primeiro dia de evento, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina compartilhou sua experiência na aplicação de modelos de teletrabalho.

No ultimo dia de evento, Solange de Castro tratou sobre motivação e engajamento à luz da neurociência, seguida da experiência do TCERO na gestão de desempenho por competências e resultados e, ao fim da manhã, a Universidade de Oxford (UK) apresentou a visão global do teletrabalho e como as organizações ao redor do mundo tem adotado esta forma de trabalho remoto.

A última palestra do evento foi sobre liderança comunicativa e como transformar o gestor na principal ferramenta de comunicação da organização, com Simone Bicalho, Diretora de Comunicação do TCU.

Por fim, o encerramento do evento contou com uma roda de conversa com os membros da unidade de gestão de pessoas dos TCs.

O IRB agradece e parabeniza a todos que se envolveram na realização deste importante evento.

Assista a íntegra do evento aqui:
Dia 2set- manhã: https://www.youtube.com/watch?v=QJ0l1lifoLo
Dia 2set-tarde: https://www.youtube.com/watch?v=IGKlIxiNnO0
Dia 3set-manhã: https://www.youtube.com/watch?v=EthlO02dv50
Dia 3set-tarde: https://youtu.be/rvbS9KCmi-g

Reunião do Comitê Técnico de PPP e Concessões

Nesta quinta (2), o Comitê Técnico de PPP e concessões realizou mais uma reunião semanal. A pauta da reunião desta semana tratou das próximas ações do Comitê. Algumas das propostas debatidas:
– Realização próximo Encontro Nacional de forma presencial;
– Proposta de orientação aos Tribunais de criarem áreas exclusivas à fiscalização de concessões e PPPs;
– pautar na reunião semanal discussão sobre um ponto específico de interesse do sistema de controle que seja sensível em relação à fiscalização de PPPs e concessões;
– proposta de fazer 5 eventos no ano de um dia (cerca de um por bimestre fora o período de verão), sendo um por região do país, tratando de concessões e PPPs.

Por ser um tema multidisciplinar e que vem crescendo na Administração Pública, as Parcerias público privadas e concessões demandam uma atuação especializada dos Tribunais e com capacitação constante para acompanhar o desenvolvimento dos projetos. O Comitê Técnico de PPPs e Concessões tem por objetivo ser o suporte dos Tribunais no desenvolvimento de ações de capacitação e implementação de normas de auditoria nas fiscalizações das PPPs e Concessões.

Manifestação Gaepe Brasil n.03/21

Entidades do Controle Externo apoiam a Manifestação do GAEPE Brasil na priorização da antecipação da aplicação da segunda dose para professores e profissionais da àrea da Educação

Parceria TCMRJ-Cambridge-SME promete melhorar gestão da educação brasileira

O maior experimento de gestão na educação brasileira teve início na manhã desta segunda-feira, dia 30, quando foi assinado o acordo de Cooperação Técnico-Científica entre o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, a Universidade de Cambridge e a Secretaria Municipal de Educação. Trata-se do projeto de pesquisa “Gestão, arranjos institucionais e educação: um experimento de campo aleatório de três níveis no Rio de Janeiro”, inédito na área de gestão da educação. O projeto é inovador e visa analisar a relação entre a gestão escolar e o resultado dos alunos em avaliações de larga escala.

“Esse projeto nasceu de uma discussão dentro do próprio TCMRJ sobre o que impactaria realmente o aprendizado dos alunos, que é o que a população, efetivamente, quer receber dos governantes”, revela Felipe Puccioni, conselheiro do TCMRJ, que é o responsável pelo experimento e participou do evento ao lado do presidente do Tribunal, Luiz Antônio Guaraná e do Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha. Segundo ele, análises feitas pelo TCMRJ mostraram que, apesar do alto investimento em educação, o aprendizado, em comparação com outras capitais e com outras cidades do Brasil, não evoluiu.

Luiz Antônio Guaraná destacou a atuação do Tribunal, “que dará alguns passos adiante da sua função institucional, que é fiscalizar e punir quem não cumpre com exatidão os princípios constitucionais de defesa do erário público”. Segundo ele, o TCMRJ vai colaborar com o Município para que “a Prefeitura possa ofertar uma educação de maior qualidade, através desse estudo feito em Cambridge, uma das melhores universidades do mundo”. Ele acredita que o estudo será um instrumento para a implantação das políticas públicas na área de Educação.

Leia a notícia na íntegra em https://bit.ly/38sBfq2

Fonte: assessoria de Comunicação do TCMRJ

Entrevista  com o gerente de Políticas Públicas do IRB, sobre a Agenda ODS 2030

Assista na Íntegra a entrevista realizada no canal do TCE-CE, com o Gerente de Políticas Públicas do IRB, Nelson Nei Granato Neto

 

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima