A renomada Universidade de Cambridge, por meio de sua Faculdade de Economia, publicou um Working Paper com a pesquisa conduzida pelo Conselheiro Felipe Puccione, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), realizada durante seu curso de PhD na prestigiada instituição britânica, onde obteve a Mais Alta Distinção Acadêmica de sua banca examinadora.
O estudo inovador, intitulado “The Impact of Cost-Effective Management Practices on Student Learning: Evidence from a Large-Scale Randomised Field Experiment (em tradução livre: O impacto das práticas de gestão custo-efetivas na aprendizagem dos alunos: evidências de um experimento de campo randomizado em larga escala)”, investigou o impacto de práticas de gestão de baixo custo no aprendizado dos estudantes. A pesquisa foi realizada envolvendo 31.760 estudantes de 80 escolas públicas do 1º ao 9º ano do município do Rio de Janeiro.
Puccioni mostrou em sua pesquisa que com práticas simples e eficazes de gestão, as escolas podem dobrar sua produtividade. Alunos das escolas tratadas pelo Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE) – intervenção criada pelo Conselheiro Puccioni para implementar as melhores práticas de gestão nas escolas públicas – adquiriram em 2 anos o aprendizado que as escolas não tratadas levariam 4 anos para alcançar.
O programa foi implementado através de uma parceria entre o TCMRio, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ) e a Universidade de Cambridge. O programa teve um custo anual por aluno de R$ 42,00. Um valor irrisório se considerarmos que o custo de um ano de aprendizado de um aluno no Município do Rio de Janeiro gira em torno de R$ 17.000,00.
Após dois anos de acompanhamento, os resultados da pesquisa demonstraram um impacto significativo e positivo. Em média, observou-se um aumento de 0.928 desvios-padrão na gestão escolar, bem como ganhos de 0.226 desvios-padrão em leitura e 0.237 desvios-padrão em matemática. Adicionalmente, estimativas de variáveis instrumentais indicam que uma melhora de um ponto na escala de gestão escolar (de 1 a 5) levou a ganhos de 0.680 desvios-padrão em leitura e 0.714 desvios-padrão em matemática.
Este estudo de grande relevância para a área da educação oferece evidências robustas sobre a eficácia de práticas de gestão bem implementadas no impulsionamento do aprendizado dos estudantes. A íntegra do Working Paper está disponível para acesso no site do Instituto Rui Barbosa.