Enfrentamento da exclusão escolar

TCs, CNMP e Unicef lançam ação de enfrentamento à evasão escolar

Equipe Instituto Rui Barbosa

Um acordo assinado pelo Instituto Rui Barbosa, pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) prevê ações de colaboração voltadas à capacitação, ao monitoramento, ao engajamento e à mobilização dos gestores públicos municipais, distritais e estaduais e outros agentes para enfrentamento da exclusão escolar e da cultura do fracasso escolar na educação básica.

Acordo UNICEF de enfrentamento da exclusão escolar
Acordo UNICEF de enfrentamento da exclusão escolar

Entre as atividades previstas pelo documento estão o intercâmbio de informações e apoio técnico e a elaboração de cartilhas para orientar a atuação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas, no âmbito de suas esferas de atuação, visando ao enfrentamento da exclusão escolar na educação básica, além da oferta de capacitações de servidores e agentes públicos para a execução das ações.

As entidades ligadas ao controle externo se comprometem, entre outras iniciativas, a articular ações de capacitação com os gestores públicos em prol da utilização das metodologias e plataformas eletrônicas disponibilizadas pelo Unicef, além de mobilizar os Tribunais de Contas brasileiros para que, em seus processos de fiscalização, examinem se os jurisdicionados estão realizando a busca ativa de crianças e adolescentes, na faixa etária de 4 a 17 anos, como definido no Plano Nacional de Educação e nos planos locais.
Uma das ferramentas a serem utilizadas é a plataforma Busca Ativa Escolar. Desenvolvida pelo Unicef e entidades parcerias, ela possibilita a identificação, o registro, o controle e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão e abandono.

De acordo com o documento, os signatários também deverão estimular campanhas nacionais sobre o enfrentamento da exclusão e do fracasso escolar, disseminando sua importância e necessidade como instrumento de inclusão de crianças e adolescentes, com divulgação nos portais dos Tribunais de Contas e também em canais sociais na internet para conhecimento da população. O acordo foi assinado pelo presidente do CNMP, Augusto Aras, pela representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, e pelo vice-presidente da Atricon e presidente do Comitê da Educação do IRB, Cezar Miola.

 

Acesse aqui a íntegra do acordo.