Congresso Nacional de Comunicação debate a importância e os desafios dos Tribunais de Contas como fonte de informações seguras

Equipe Instituto Rui Barbosa

“Se comunicar bem não é trivial, e não é fácil; por isso a importância deste evento que valoriza as experiências dos profissionais que atuam na comunicação e dos trabalhos desenvolvidos nos setores de comunicação em cada instituição, porque essa é uma tarefa difícil, mas é essencial.”

A reflexão foi proferida pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, durante a solenidade de abertura do I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (I CNCTC), que está sendo realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), em Florianópolis.

O Congresso teve início nesta terça-feira (14) e prosseguirá com a programação até quarta-feira (15), onde serão debatidos o enfrentamento à desinformação, a experiência do usuário, as estratégias e as políticas de informação digitais e gestão de crises, entre outros assuntos de interesse dos órgãos de controle.

O evento é uma realização conjunta entre o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o apoio da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).

Programação

Logo após a solenidade de abertura do Congresso, a jornalista Sônia Bridi, foi a convidada para proferir a conferência magna do evento. A repórter especial da Rede Globo discorreu sobre o tema “Informação: um ativo público”. A mediação da conferência foi realizada pelo Presidente da Atricon, Conselheiro Cezar Miola, acompanhado do Corregedor-Geral do TCE-SC, Conselheiro Adircélio de Moraes .

A programação da manhã deste primeiro dia de evento contemplou, ainda, a apresentação do diagnóstico da comunicação do Sistema Tribunais de Contas, pelos jornalistas Rafael Martini, do TCE-SC, Massud Badra, do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), e Kelly de Castro, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), com mediação do Conselheiro Joaquim de Castro, Presidente da Abracom e do CNPTC.

O turno da tarde foi iniciado com o compartilhamento da experiência do Tribunal Superior Eleitoral no combate à desinformação, apresentada pela Secretária de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira. “Design Thinking – A força da imagem na comunicação” foi o tema debatido na sequência das palestras, sendo explorado pela especialista em Inovação, Guta Orifino.

Sérgio Lüdtke, representante do Projeto Comprova, e Marcelo Rech, Presidente da Associação Nacional de Jornais, palestraram sobre as políticas de informação e comunicação digital. A especialista em mídias digitais, Tania Vicente, foi a responsável por apresentar as oportunidades do setor público no metaverso. Encerrando o ciclo de palestras deste primeiro dia de Congresso, os Membros da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Marcello Corrêa Petrelli (Conselho Superior) e Fabio Bigolin (Presidente), discorreram sobre “Publicidade: experiências de atuação conjunta de Poderes e instituições.

Estão previstas para o segundo dia de programação as palestras sobre: comunicação pública no ambiente digital; estratégias de relacionamento; UX- Experiência do Usuário.

No encerramento do Congresso deverá ocorrer o lançamento das diretrizes de comunicação dos órgãos de controle. O guia foi elaborado pelo Comitê de Comunicação da Atricon, que tem entre seus integrantes assessores de comunicação que representam Tribunais de Contas das cinco regiões do Brasil.