Ação Carbono: iniciativa irá compensar a emissão de gases poluentes decorrentes das ações comemorativas aos 50 anos do IRB

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB) realizou na manhã desta quinta-feira (07/12), na sede do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará) a “Ação Carbono”, iniciativa que tem por objetivo principal realizar a compensação dos gases de efeito estufa decorrentes das ações comemorativas aos 50 anos do Instituto, por meio da distribuição e do plantio de mudas de árvores nativas da flora cearense, promovendo a sustentabilidade dessas ações e refirmando o seu compromisso socioambiental.

“Como membro do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB, eu me sinto muito feliz em participar desta ação promovida pelo Instituto. As mudanças climáticas a gente sente na pele, literalmente, os seus efeitos. Já passamos da era do aquecimento global, o secretário-geral da ONU fala em era da ebulição global, e o fator principal é a emissão desses gases poluentes. Então, é uma excelente iniciativa que o IRB está fazendo, em compensar aquilo que emitimos de carbono, com o plantio dessas árvores”, destacou o Conselheiro do TCE Ceará, Rholden Queiroz, que esteve prestigiando o momento.

A também Conselheira da Corte de Contas cearense, Soraia Victor, esteve presente na ação, e ressaltou os benefícios que serão gerados a partir da ação promovida pelo IRB. “Primeiro, essa é uma ação que efetivamente nós poderemos ver suas vantagens. Segundo, nós já estamos sentindo esses dois graus de temperatura acima, ou seja, não é mais algo que ainda acontecerá. A Carta de Paris já precisa ser revista, pois nós já estamos vivendo esses momentos de aumento da temperatura. Por isso, a iniciativa do IRB, de compensar a emissão desses gases e monitorar o plantio dessas árvores, para posteriormente gerar relatórios com dados concretos, e algo muito feliz, um exemplo a ser seguido”.

A empresa Here Is Green, representada na solenidade pelo Gestor Ambiental, Juliano Pessoa, foi contratada pelo IRB para realizar o estudo técnico sobre a “pegada de carbono” das ações comemorativas dos 50 anos do Instituto, ou seja, mensurar quanto de gases poluente foram lançados na atmosfera por decorrência dessas ações, e quantas árvores deverão ser plantadas para que, no prazo de até dois anos, essa compensação seja completa.

As mudas de árvores distribuídas na “Ação Carbono” do IRB serão monitoradas por meio do aplicativo da Here Is Green, gerando as informações que irão compor o relatório final de sustentabilidade, onde estarão contidos os impactos econômicos, sociais e ambientais da compensação dos gases poluentes emitidos nas ações dos 50 anos do IRB.

Na sequência, os Conselheiros Rholden Queiroz e Soraia Victor, acompanhados pela Secretária de Administração do TCE Ceará, Silvania Brilhante, e pelo representante da Here Is Green, Juliano Pessoa, realizaram o plantio de uma muda de Ipê Lilás, celebrando a iniciativa.

Os servidores e colaboradores do TCE Ceará também tiveram a oportunidade de receber mudas de árvores para realizarem o seu plantio, baixar o app da Here Is Green, e contribuir para o relatório da compensação dos gases de efeito estufa.

A “Ação Carbono” integra o calendário e atividades comemorativas aos 50 anos do Instituto Rui Barbosa, e conta com o patrocínio do Sebrae, Assembleia Legislativa do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, SESC Fecomércio, Banco do Nordeste do Brasil do Governo Federal, SESI, SENAI, FIEC e IEL.