Em 2018, durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas ocorrido na cidade de Florianópolis, reuniram-se pela primeira vez os Secretários de Controle Externo dos Tribunais de Contas Brasileiros com o objetivo de trocar experiências e boas práticas.

Deste primeiro encontro, surgiu a criação de um Fórum Permanente dos Secretários de Controle Externo que passaram a realizar encontros periódicos e troca de informações utilizando diversas plataformas multimídias.

Em 25 de abril de 2019, concomitantemente à Realização do Fórum Nacional de Auditoria, em Brasília (Instituto Sezerdello Correia), o Fórum Permanente dos Secretários de Controle Externo deliberou a criação de uma plataforma no site do IRB para compartilhamento de arquivos e material, o cronograma de encontros presenciais e a forma de acessarem a agenda de evento IRB.

Durante o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu, em novembro de 2019, o Fórum Permanente dos Secretários de Controle Externo levantou os principais temas de debate nas Cortes de Contas e definiu algumas diretrizes para o Fórum:

A. Institucionalizar o Fórum dos Secretários de Controle Externo como instância de discussão dos temas técnicos relativos à atuação dos Tribunais de Contas Brasileiros.

B. Efetivar a participação dos Tribunais de Contas estaduais e municipais no processo de discussão e planejamento dos trabalhos conjuntos demandados pelo TCU, IRB e Atricon.

C. Estabelecer diretrizes para a aplicação uniforme dos critérios de mensuração de benefícios dos Tribunais de Contas constantes do Manual de Quantificação de Benefícios.

D. Estudar uma forma de contrapartida pelas auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas signatários dos “Protocolos de Entendimentos” firmados com o BID, BIRD e outros órgãos de financiamento. Tal contrapartida poderia ser em forma de capacitação ou fortalecimento institucional.

E. Que o IRB dê continuidade à realização dos Fóruns Locais de Auditoria como estratégia para disseminação das NBASPS nos Tribunais de Contas.