O Instituto Rui Barbosa (IRB) integrou o estande unificado do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e sua Escola de Gestão, o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), durante a realização da Feira do Conhecimento – 2022, promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), com uma programação de três dias (03 a 05 de novembro), voltada à integração, capacitação e entretenimento nas áreas da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. O evento está sendo sediado no Centro de Eventos do Estado do Ceará, em Fortaleza-CE.
No estande unificado do TCE Ceará, IRB e IPC são apresentadas, aos visitantes da Feira, as principais iniciativas desenvolvidas pelas Instituições para o aprimoramento da Administração Pública, o fortalecimento dos controles interno e externo e o fomento à cidadania ativa e protagonismo juvenil.
Dentre as ações apresentadas, foi dado destaque ao Projeto Monitor Fiscal, iniciativa do TCE Ceará, por meio da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação, com a parceria da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), através do Programa Cientista Chefe, onde foram expostos, de forma didática e acessível, os dados referentes aos aspectos econômicos e fiscais do estado do Ceará em comparação com as demais Unidades de Federação. Os visitantes do estande puderam, também, participar de um quiz interativo sobre as informações contidas no Monitor Fiscal.
Sobre a Feira do Conhecimento
A Feira do Conhecimento acontece de forma gratuita, entre os dias 3 e 5 de novembro (quinta a sábado), no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Oeste). São três dias com uma programação intensa de palestras, oficinas e atividades relacionadas ao mundo das startups, games, metaverso, inteligência artificial, cultura maker, robótica, drones, tecnologias sociais, ciência, astronomia, educação, dentre outros.
O evento faz parte do Calendário Oficial do Estado e é considerado um dos principais nas áreas de Ciência e Tecnologia do Norte e Nordeste. Em cinco edições, sendo duas virtuais, a Feira já reuniu mais de 70 mil pessoas da academia, empresas, governo e comunidade, com projetos de conhecimentos nacionais e internacionais.
Esta sexta edição integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.