Na manhã desta segunda-feira (16/09), o Sebrae-CE realizou o lançamento do “Guia do Candidato Parceiro do Pequeno Negócio”, em evento no Hotel Praia Centro, em Fortaleza-CE, reunindo membros de coligações e partidos políticos, integrantes de sociedades representativas de classes, além de gestores públicos e pequenos empreendedores de todo o estado. O documento foi elaborado com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE).
Durante a solenidade de lançamento do guia, o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, foi representado pela Gerente Administrativa e de Planejamento do Instituto, Sandra Valéria de Morais Santos. “É uma grande satisfação para nós do Instituto Rui Barbosa estarmos apoiando o Sebrae em mais uma ação significativa para o desenvolvimento do Estado do Ceará. Desejamos que os candidatos que concorrem neste pleito eleitoral se apropriem das diretrizes contidas no guia, e busquem tornar as gestões municipais ainda mais eficazes e efetivas no atendimento às demandas da sociedade”, declarou.
Para o Diretor Superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, “quando se discutem os rumos e os planos dos candidatos para os municípios brasileiros, o Sebrae quer contribuir com este debate trazendo para o centro destas discussões o tema dos pequenos negócios, que têm um papel fundamental na economia brasileira, como mostram os últimos números do Caged, onde seis em cada dez empregos formais gerados no Brasil, nos últimos sete meses, vieram das Micro e Pequenas Empresas”, apontou.
Guia
O Guia Candidato Parceiro do Pequeno Negócio tem o objetivo de apresentar aos candidatos propostas práticas que podem ser incorporadas nas campanhas e nos Planos de Governo de modo que eles possam se apresentar como aliados das micro e pequenas empresas em seus municípios.
O documento traz propostas em 13 eixos, que são fundamentais para o desenvolvimento das economias locais: Compras Governamentais, Cooperativismo e Crédito, Empreendedorismo Feminino e Diversidade, Empreendedorismo na Escola, Gestão Municipal, Inclusão Socioprodutiva, Inovação, Lideranças Locais, Marketing Territorial, Microempreendedor Individual (MEI), Sala do Empreendedor, Simplificação e Desburocratização e Sustentabilidade.
De acordo com dados da Receita Federal, os Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) respondem por cerca de 93% das empresas formalizadas no Estado.
Segundo levantamento do Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os pequenos negócios foram responsáveis pela geração de mais de 72% dos empregos formais do Ceará nos primeiros sete meses de 2024.