A atuação dos 20 Comitês Técnicos do Instituto Rui Barbosa (IRB) no aperfeiçoamento do Controle Externo e das Políticas Públicas em benefício da sociedade, bem como sua produção técnico-científica e a promoção de ações de educação continuada no âmbito do Sistema Tribunais de Contas, foram aspectos compartilhados com o público que participou do 7º Congresso Pacto Pelo Brasil, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB) no período de 21 a 23 de agosto, no Centro de Eventos do Sistema Fiep, em Curitiba-PR.
Representando o Vice-Presidente de Relações Institucionais do IRB e Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Conselheiro Ivan Lelis Bonilha, a Assessora Jurídica da Corregedoria-Geral do TCE-PR, Crislayne Cavalcante de Moraes, foi a responsável por compartilhar as experiências do Instituto Rui Barbosa, que neste ano de 2023 completará 50 anos.
O Congresso Pacto pelo Brasil foi a segunda etapa de um evento que, de maio a julho, ocorreu de modo digital. Tendo como tema “Desafios e soluções para a Agenda 2030 – O que muda na vida das pessoas, empresas e cidades”, o evento pretende levar aos municípios brasileiros boas práticas de gestão de políticas públicas e de investimentos privados alinhados ao cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em seis edições do Pacto pelo Brasil, mais de 17 mil pessoas acompanharam palestras e debates com o objetivo de criar uma agenda positiva para o país, segundo a entidade.
OSB
O OSB é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem mais de 3 mil volutários engajados na causa da justiça social, fiscalizando a gestão e a melhor aplicação de recursos em políticos públicas de desenvolvimento e bem-estar. O OSB atua em 15 estados, com 100 observatórios que, segundo a entidade, contribuiu para uma economia aos cofres públicos da ordem de R$ 5,5 bilhões desde 2013.