O XI Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (Bibliocontas) foi encerrado nesta sexta-feira (17/05), com a leitura da Carta-Compromisso para o fortalecimento da gestão do conhecimento e informação nos Tribunais de Contas. O Bibliocontas é um evento do calendário anual do Instituto Rui Barbosa (IRB) e aborda os desafios das cortes de contas no que diz respeito à preservação da memória e gestão de documentos.
A Carta-Compromisso reafirma o papel fundamental do Bibliocontas em promover a troca de conhecimentos, boas práticas e informações entre as unidades dos Tribunais de Contas, contribuindo para o fortalecimento e a modernização das atividades de gestão do conhecimento e informação.
Ao longo de três dias, representantes de Tribunais de Contas de todo o país discutiram temas relevantes na área de gestão do conhecimento e informação. As discussões abrangeram uma variedade de tópicos desafiadores e atuais, como Competência Informacional, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Políticas Públicas em Bibliotecas Públicas, Acessibilidade em Bibliotecas, Curadoria Digital, Indicadores em Arquivos e Bibliotecas, e Marketing Digital. Esses temas serão trabalhados ao longo do tempo em consonância com o planejamento do Instituto Rui Barbosa, por meio do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento, presidido pelo Conselheiro Sebastião Helvecio.
Na manhã desta sexta-feira, encerrando a programação, ocorreram as seguintes apresentações: “A importância da cultura de privacidade e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD”, conduzida pela Analista do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN), Adriana Carla de Oliveira; “Acervo 2030: relato de uma ação de Acesso à informação na Biblioteca do TRT 21”, apresentada pelo Bibliotecário Leandro de Sousa; e “Preservação Digital”, ministrada pela Professora Doutora da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN), Patrícia Penna Macêdo.
*Com fotos e informações do TCE-RN.