Bibliocontas: Evento comemorativo abordou os 20 anos de trajetória do grupo

Equipe Instituto Rui Barbosa

​”Hoje os 33 Tribunais de Contas, com suas próprias palavras, afirmam que a missão desses órgãos é trabalhar em favor da sociedade, alguns vão além e falam em melhorar a vida das pessoas. Porém, nós só vamos conseguir alcançar esse objetivo se tivermos verdadeiramente a disseminação do conhecimento. E onde nós iremos beber desse conhecimento? Nos livros! Logo, o trabalho gerencial de uma biblioteca para um Tribunal de Contas é absolutamente primordial”.

A declaração foi proferida pelo Conselheiro Sebastião Helvecio, Presidente do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento e Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), durante a abertura do evento “Trajetória de 20 anos do Bibliocontas: Desafios e Conquistas”.

O momento foi realizado no dia 30 de novembro, como uma das ações comemorativas aos 50 anos do Instituto Rui Barbosa, integrando a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), sediado em Fortaleza-Ceará, no período de 28 de novembro a 1º de dezembro.

 

Bibliocontas 2024

Durante o evento, o Conselheiro Sebastião Helvecio fez do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), como sede da 11ª edição do Bibliocontas (Fórum Nacional dos Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas).

Presentes na reunião, os Conselheiros Gilberto Jales, Presidente do TCE-RN, e Tarcísio Costa, diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, agradeceram ao IRB pela escolha da Corte de Contas potiguar, e assumindo o compromisso de contribuir para o sucesso de mais uma edição desse importante evento que celebra o conhecimento.

 

Livro

Na oportunidade, a coordenadora do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do IRB, Michele Dias, lançou o livro “Contribuições para a gestão do conhecimento para a Rede Bibliocontas: portfólio de ferramentas e práticas”.

Ela explicou como se deu a preparação e elaboração da publicação, fruto de sua dissertação de mestrado. “O que estamos fazendo aqui é compartilhar as nossas práticas para contribuir com o exercício dos Tribunais de Contas”, afirmou.

A reunião contou, ainda, com uma palestra sobre “Sistema de Jurisprudência e Gestão da Informação, ministrada pelo Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fernando Barros.

Os membros que compõe o Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do IRB promoveram um resgate histórico da Rede Bibliocontas, com a apresentação de um vídeo e a realização de uma mesa redonda com a participação dos precursores da Rede.