O Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas é um programa de capacitação de grande porte promovido anualmente pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O evento reúne palestrantes nacionais e internacionais, chamada de trabalhos, ofi cinas e cursos voltados à produção e difusão de conhecimento entre gestores e servidores públicos, integrantes de tribunais de contas, especialistas em governança e políticas públicas, professores e estudantes.
O objetivo do Congresso consiste na melhoria da Administração Pública, mediante a apresentação de estudos acerca da qualidade das políticas públicas, bem como a multiplicação e o intercâmbio de conhecimentos.
O VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que teve como tema “Desenvolvimento e controle: um diálogo a favor da cidadania”, ocorreu nos dias 01 a 03 de março de 2023, no Hotel Deville Prime, em Salvador/BA, promovido de forma conjunta pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), com o apoio institucional das entidades representativas do Sistema de Controle Externo, contou com o patrocínio do Sebrae, Banco do Nordeste do Brasil/Governo Federal e Governo do Estado da Bahia.
A edição comemorativa ao centenário de morte de Ruy Barbosa reuniu 25 palestrantes, nacionais e internacionais em Conferências e Painéis temáticos, 24 apresentações de trabalhos científi cos, 04 reuniões de entidades do sistema de controle externo brasileiro e do Mercosul, 11 reuniões de Comitês Técnicos do Instituto Rui Barbosa, apresentações de boas práticas de Tribunais de Contas brasileiros, entrega do I Prêmio IRB de Monografi a e momentos de homenagens e reconhecimento a personalidades que contribuem para o controle externo e fortalecimento da administração pública. No quesito da produção e difusão de conhecimento entre gestores e servidores públicos, integrantes de tribunais de contas, especialistas em governança e políticas públicas, professores e estudantes, o Congresso contou com um total de 1.812 participantes, sendo 966 presenciais e 846 por meio virtual.
O evento buscou acolher os participantes para debater a democracia sob uma perspectiva que vai além de preferências político-partidárias e a missão dos Tribunais em um aspecto nacional e global. Como forma de registrar e compartilhar o conhecimento gerado durante este grande evento, o IRB publica os trabalhos técnicos nestes anais do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas.
Equipe IRB