Dívida Pública

O Direito Financeiro ainda é, especialmente sob o ponto de vista acadêmico, um vasto campo a ser explorado. Muitas questões e temas inteiros com pouca ou nenhuma investigação mais profunda.

Fato que, se, por um lado, estimula a pesquisa e as descobertas, de outro, dificulta a busca de material de apoio para, ao menos, ter bases mínimas de informações, ideias e conceitos que permitam ter bases mais sólidas para se aprofundar nos estudos.

São muitas as áreas do Direito Financeiro em que essa situação está presente.

A Dívida Pública é, sem dúvida, a maior delas.

O endividamento do setor público é um problema que afeta gravemente os Estados há décadas, e não seria exagerado dizer, há séculos. Má gestão, falta de planejamento e irresponsabilidade fiscal produzem crises que levam ao desequilíbrio fiscal, trazendo consequências irreparáveis para a sociedade e preocupação para as futuras gerações. Conhecer e saber gerir a dívida pública torna-se fundamental, porém, mesmo assim, não recebe a atenção devida dos estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento em que esse tema que está presente, especialmente a Economia, a Administração Pública, a Contabilidade Pública, a Ciência Política e o Direito. Em nenhuma delas se vê haver a devida atenção que o tema merece.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima