Fórum IRB 02 - Governança Fiscal e Sustentabilidade
Temática: Orçamento e Finanças
Autor: Marcus Abraham
Coleção: IRB-Fórum

O Instituto Rui Barbosa é a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas brasileiros. Como tal, entre suas finalidades estão publicar e divulgar obras nas muitas áreas de atuação do controle externo.

Ao somar esforços com a Editora Fórum, de reputação incontestável na publicação de livros e periódicos em direito, controle e administração pública, o IRB consolida seus objetivos e dá um passo decisivo como instituição criadora e disseminadora de pensamento.

A inserção dos Tribunais de Contas na discussão dos grandes temas da vida nacional, notadamente os que tangenciam o controle, é imprescindível. As Cortes de Contas são depositárias de uma grande gama de dados, informações e conhecimento, sendo de grande interesse social que propaguem o saber.

Esta coleção constituir-se-á um meio importantíssimo para divulgar as reflexões apresentadas por especialistas na área, sobre temas que envolvem o direito financeiro, finanças públicas, orçamento público, responsabilidade fiscal, entre outros assuntos conexos, todos de interesse do controle.

Os americanos costumam citar a frase “publique ou pereça”. De fato, o conhecimento deve ser compartilhado, difundido, debatido. Dessa forma, avançamos para patamares mais elevados.

Muitos integrantes dos Tribunais de Contas produzem reflexões relevantes, a merecerem um alcance além das cercanias de cada tribunal. Além disso, estudiosos não diretamente vinculados às Cortes de Contas elaboram análises e estudos que repercutem sobre as contas públicas e o dia a dia das administrações públicas e igualmente devem ser divulgados.

Esta coleção tem este objetivo: ser referência em publicações de obras que versem sobre o controle externo e áreas afins. Acreditamos que terá vida próspera e longa.

Edilberto Carlos Pontes Lima
Vice-Presidente de Estudos, Pesquisa e Extensão do IRB e Presidente do TCE-CE.