Pesquisa Permanência Escolar na Pandemia

A pesquisa “Permanência Escolar na Pandemia” é o 4° projeto do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE) e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com os Tribunais de Contas brasileiros. Desta vez, a união entre as entidades aconteceu em razão da necessidade de se ter um mapeamento sobre a participação dos estudantes da rede pública de ensino nas atividades propostas pelas escolas no período de pandemia.

O estudo procurou verificar a adesão dos estudantes às atividades de ensino propostas, a frequência às aulas, as práticas adotadas pelas redes de ensino para evitar o abandono e a evasão escolares e identificar ações que ajudaram a garantir a manutenção do vínculo entre os alunos e as escolas. Ao longo da pesquisa, surgiu a necessidade de avaliar ainda a gestão, sistematização e organização dos dados dos estudantes pelos estabelecimentos de ensino.

O projeto, que contempla informações de redes de ensino localizadas em 23 Estados e no Distrito Federal, teve a participação de 29 Tribunais de Contas, que atuaram na coleta e na validação das informações, alcançadas por meio da aplicação de questionário a mais de 1,2 mil redes de ensino de todas as regiões do País. Isso permitiu construir um retrato da realidade brasileira em relação à participação e ao engajamento dos estudantes no período de pandemia, mais especificamente no primeiro semestre de 2021. Espera-se que essas informações sejam úteis a outros gestores, subsidiando a reflexão sobre suas ações.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima