Ruy do Sonho à Realidade
Temática: Dados, Informação e Conhecimento

Em sua trajetória de trabalho a serviço da sociedade, as instituições de controle têm se empenhado continuamente na sua atribuição primordial de fiscalizar os recursos públicos. A atuação constante de órgãos como o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) na orientação dos gestores tanto fortalece a cidadania quanto sedimenta a educação corporativa. Neste caminho, há que se destacar o trabalho de personalidades ilustres que marcam a história do controle, a exemplo do jurista Ruy Barbosa, criador do Tribunal de Contas da União (TCU).

É, portanto, com grande satisfação que lançamos esta revista em quadrinhos como parte das homenagens a Ruy Barbosa por ocasião do seu centenário de falecimento. Mais do que justo o louvor ao eminente baiano, patrono dos Tribunais de Contas, que encantou o Brasil e o mundo com uma inteligência privilegiada. Homem de saberes multifacetados, o Águia de Haia atuou em diversas frentes: foi jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador.

Com a leitura deste gibi, brilhantemente ilustrado pelo cartunista Gentil e roteirizado com primor pelo jornalista Chico Castro, vamos conhecer os caminhos trilhados por Ruy Barbosa em uma história empolgante, desde a infância do aluno prodígio à fase adulta do exponencial jurista. Tomaremos, ainda, conhecimento das campanhas de Ruy em defesa da abolição da escravatura.

O conteúdo desta HQ é uma importante ferramenta de arte-educação que enriquece a memória do País com o talento de um homem cuja relevância histórica deve influenciar as novas gerações. Oportunamente, parabenizamos esta iniciativa que envolve o IRB, o TCE/BA e o TCM/BA, importantes parceiros no lançamento desta obra na abertura do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em Salvador nos dias 1º, 2 e 3 de março de 2023.

Boa leitura!

Conselheiro Marcus Presidio, presidente do TCE/BA, Conselheiro Edilberto Pontes Lima, presidente do IRB e Conselheiro Plínio Carneiro Filho, presidente do TCM/BA