O XV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (EDUCONTAS) foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, no estado do Paraná, abordando o tema central “Metodologias Ágeis na fiscalização da gestão pública e nas atividades de capacitação”. O evento, uma iniciativa conjunta do Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional, e os Tribunais de Contas dos Estados do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e do Paraná (TCE-PR), contou com a participação de Conselheiros, Auditores e Técnicos dos 33 Tribunais de Contas brasileiros; gestores e servidores de escolas de governo; e uma delegação de representantes do governo de Moçambique (África).
Durante os dois de programação foram realizados palestras e workshops que culminaram na formulação da “Carta do XV EDUCONTAS”. O documento, que apresenta diretrizes orientadoras para a implementação de métodos ágeis como instrumento de aperfeiçoamento da Administração Pública, foi lido pela Presidente do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do IRB e Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Lilian de Almeida Veloso Martins.
A Carta enfatiza a necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre métodos ágeis na gestão pública, abordando os desafios e benefícios para o controle interno e externo. Entre as diretrizes, destaca-se o desenvolvimento de processos ágeis para garantir eficiência e efetividade nas atividades dos Tribunais de Contas, a capacitação em ferramentas como Kanban e Scrum e o fortalecimento de uma cultura de inovação, buscando aumentar a produtividade e melhorar a tomada de decisões.
Outro ponto abordado é o incentivo ao intercâmbio de boas práticas e casos de sucesso entre as Cortes de Contas, com o objetivo de fomentar um ambiente de aprendizagem colaborativo. A Carta também menciona a importância do espaço “IRB Conhecimento”, disponível no Portal do Instituto Rui Barbosa, e reforça a necessidade de ampliação do quadro de pessoal das Escolas de Contas para garantir a implementação das ações previstas.
“As diretrizes contidas na Carta do XV EDUCONTAS servem como um roteiro para o progresso contínuo, de uma Administração Pública que valoriza a eficiência e a responsabilidade social”, declarou a Conselheira Lilian Martins.
Ela destacou, ainda, que os Comitês Técnicos do Instituto Rui Barbosa têm contribuído significativamente com a melhoria das Políticas Públicas, formulando recomendações e orientações que auxiliam os gestores públicos na sua tomada de decisões. “Agradeço ao Presidente do nosso IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, e em especial a toda a sua equipe técnica, que tem nos dado total apoio e suporte na realização não só do EDUCONTAS, mas de tantos outros eventos de grande relevância para os Tribunais de Contas”, concluiu.