O Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB) realizará no dia 28 de junho, a partir das 14h, o “V Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas”, voltado aos servidores dos Tribunais de Contas brasileiros e que será promovido por meio da plataforma Microsoft Teams.
Neste quinto encontro, será apresentado o case do Tribunal de Contas da União (TCU) que trata sobre “Gestão de Clima Organizacional”. A exposição do tema será conduzida pela Chefe do Serviço de Gestão da Movimentação e Competências do TCU, Sandra Roberta de Souza Oliveira, e Brenda Tatiana Pinheiro de Almeida, Diretora de Educação Continuada da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Coordenadora do Projeto de Revisão da Pesquisa de Clima do TCU, realizada em 2021.
Após a realização de cada Encontro, o Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB estabelece um grupo de estudos destinado a elaboração das Diretrizes que orientem a implantação da experiência apresentada pelos Tribunais de Contas interessados.
Sobre o case do TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza periodicamente a Pesquisa de Clima Organizacional, em consonância com sua Política de Gestão de Pessoas (Resolução TCU 319/2020), a qual estabelece a promoção de clima organizacional favorável ao bom desempenho como um dos princípios da gestão de pessoas do órgão.
A Pesquisa de Clima é uma importante etapa do processo de gestão do clima, constituindo um amplo diagnóstico organizacional capaz de fornecer relevantes subsídios para guiar a constante busca por aperfeiçoamento no Tribunal.
Entendendo que a gestão do clima deve estar alinhada à situação atual da organização, no ano de 2021, a Secretaria de Gestão de Pessoas do TCU promoveu a reformulação completa do instrumento de pesquisa e, atualmente, está envidando esforços para incrementar a metodologia de gestão do clima na Corte de Contas.
Serviço
Evento: V Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas
Data: 28 de junho
Horário: 14h às 15h30 (Horário de Brasília)
Local: Plataforma Microsoft Teams