Celebração de parcerias e lançamentos marcam sessão comemorativa dos 50 anos do IRB

Equipe Instituto Rui Barbosa

Como parte da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), foi realizada, nesta quinta-feira (30), sessão comemorativa alusiva ao cinquentenário do Instituto Rui Barbosa (IRB). O momento foi oportuno para assinatura de Acordos de Cooperação Técnica entre Cortes internacionais, reconhecimento dos vencedores do Prêmio IRB de Jornalismo, lançamento de edição especial de selo dos Correios e de livro sobre a atuação dos Tribunais em relação às políticas públicas.

Fizeram parte da solenidade o vice-presidente do IRB, Sebastião Helvecio, e o conselheiro Inaldo da Paixão (TCE-BA) – que compõe o comitê do Prêmio IRB de Jornalismo. Os Acordos de Cooperação Técnica firmados visam o intercâmbio de tecnologia, a troca de experiências e o fortalecimento dos laços institucionais entre o IRB e as Cortes de Portugal e de Angola. “Essas parcerias firmadas nos deixam muito satisfeitos e gratos, porque são instituições internacionais tão relevantes. Fazer cooperação com outras instituições e países tem sido uma marca do Instituto Rui Barbosa ao longo dos seus 50 anos. Realizar pactos é fundamental se a gente quiser ir mais longe”, disse o presidente do IRB, Edilberto Pontes.

“Nada une mais as nossas instituições do que o conhecimento. Padre Antônio Vieira dizia que só quem conhece pode avaliar. E nada melhor que a troca de experiências com o IRB, promotor do conhecimento, uma fonte inspiradora para nossas instituições. Portanto é um prazer firmar essa parceria”, proferiu o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares.

O presidente da Corte de Contas de Angola, Sebastião Gunza, reforçou a relevância da parceria entre as nações. “Seguimos nossos laços históricos, humanos, culturais e linguísticos, que nos unem e desejamos manter e aprofundar. Se estamos unidos em um passado, devemos ter uma visão partilhada de um futuro. É nesta visão que pretendemos trabalhar, com empenho, respeito e amizade, para benefício mútuo”.

Na sequência, foram anunciados os ganhadores dos Prêmio IRB de Jornalismo. “Nós sabemos que um dos pilares da democracia é a imprensa livre, e o Instituto valoriza os profissionais de jornalismo. Mais de 40 matérias concorreram ao Prêmio, que alcançou o objetivo de despertar o interesse das ações dos Tribunais de Contas sobre políticas públicas”, destacou o conselheiro Edilberto. Os trabalhos selecionados foram divulgados no portal do IRB, e os autores serão premiados nesta sexta-feira (1°), no estande do Instituto no III CITC.

A solenidade também foi marcada pelo lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo alusivo aos 50 anos do Instituto Rui Barbosa. A entrega foi feita ao presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, pela superintendente Estadual dos Correios, Iranilda Rufino da Costa. “Momentos como esse são oportunos para refletirmos sobre a nossa trajetória das nossas instituições: de onde partimos, onde estamos e o que precisamos fazer para seguir cumprindo a nossa missão. Desejamos que o Instituto Rui Barbosa continue avançando por muitos e muitos anos”, parabenizou a representante dos Correios.

 

Lançamento do Livro 

A obra coletiva “Os Tribunais de Contas e as Políticas Públicas”, coordenada por Edilberto Pontes, também foi lançada nesta quinta-feira (30). Para o conselheiro, “essa é uma reunião de trabalhos de profissionais de várias áreas, que atuam em outros âmbitos além dos Tribunais de Contas. Entre os autores também temos pesquisadores, acadêmicos, gestores, mas sempre olhando a ótica dos das Cortes de Contas e como elas podem atuar nas políticas públicas”, pontuou Edilberto.

O livro possui artigos sobre temas como empoderamento social, blockchain, plano plurianual de políticas públicas, dentre outros assuntos. A obra, publicada em parceria com a Editora Fórum, poderá ser adquirida a partir desta sexta-feira (1º), no estande do Instituto Rui Barbosa no III CITC.

 

O Congresso

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.

O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

 

Texto: Hellen Vasconcelos e Michele Mesquita (TCE-CE)
Edição: Vinicius Appel