O Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), presidido pelo Conselheiro Edson José Ferrari, realizou uma visita ao Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), em Boa Vista, na última sexta-feira (12), com o intuito de conhecer as ações realizadas pelo Grupo de Trabalho da Primeira Infância do TCERR. O grupo tem por objetivo impulsionar políticas públicas e analisar o uso dos recursos públicos destinados à primeira infância.
O Presidente do Comitê, Conselheiro Edson Ferrari, do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO), esteve presente na solenidade de abertura, e destacou a atuação do Tribunal de Contas de Roraima no que se refere à primeira infância. “Os tribunais têm que ter como modelo o Tribunal de Contas de Roraima. Uma das principais (políticas públicas) é a Primeira Infância. Daí estamos neste trabalho de identificar as iniciativas que têm melhorado, ou buscado melhorar, a qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos,” pontuou.
O Presidente do TCE-RR, Conselheiro Célio Rodrigues Wanderley, reforçou a importante atuação do Comitê da Primeira Infância. “O comitê tem sido um catalisador para a implementação de boas práticas e políticas efetivas da Primeira Infância em todo o Brasil. Sua presença aqui hoje reafirma a importância desse tema e nos incentiva a continuar trabalhando”.
A solenidade de abertura contou ainda com a palavra da Conselheira Cilene Lago Salomão, representante do TCE-RR no Comitê Técnico da Primeira Infância e membro da diretoria do IRB, a qual palestrou acerca do tema “O Brasil Setentrional e suas Infâncias Multiculturais”. O Conselheiro Inaldo da Paixão (TCE-BA), Vice-presidente de Auditoria do IRB, também participou do evento.
A programação contou com palestras e apresentações, além de uma visita a Secretaria de Trabalho e Bem estar social (Setrabes) para conhecer o programa Colo de mãe e o Abrigo Infantil da Setrabes. Os abrigos Pricumã e Tuaranoko (indígena), da Operação Acolhida, também foram visitados. O comitê teve a oportunidade de conhecer também os programas “Família que acolhe” e “Programa 78”, que se destacam pelas boas práticas no que se refere à Primeira infância.