Comitê de Aperfeiçoamento Profissional do IRB planeja ações com foco na avaliação de eficácia das Escolas de Contas

Equipe Instituto Rui Barbosa

Estabelecer uma metodologia de avaliação de desempenho e eficácia que atenda uniformemente as ações promovidas pelas Escolas de Contas dos Tribunais de Contas brasileiros irá pautar as atividades do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Rui Barbosa (IRB) a serem realizadas no decorrer deste ano.

A pauta foi deliberada em reunião realizada entre os integrantes do Comitê, na manhã da última terça-feira (19/3), sob a condução da Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Lilian de Almeida Veloso Martins, Presidente do Comitê Técnico, que na oportunidade ressaltou a importância do grupo para o alcance das missão institucional do IRB.

Acerca da metodologia de avaliação das Escola de Contas, foi destacada a necessidade de medir não somente os impactos imediatos das formações, mas também como estas ações contribuem para o desempenho geral das instituições, ponto considerado crítico diante da falta de avaliações desse tipo em muitas Escolas de Contas. Visando ao alcance desse objetivo, o Comitê planeja a realização de um Workshop de “Melhores Práticas e modelos de avaliação de eficácia”.

O Comitê irá propor, também, a atualização do “Portal de Talentos” do IRB, de modo a sincronizá-lo com as informações contidas nos bancos de talentos das Escolas de Contas que possuem esses dados. Propôs, ainda, elaborar uma recomendação para que todos os Tribunais de Contas implementem o seu banco de talentos.

Ao final da reunião, definiu-se a formação de um grupo de trabalho que será responsável por monitorar a aderência das Escolas de Contas aos critérios contidos no Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).