Comitê de Governança do IRB vai realizar diagnóstico sobre planejamento e governança nos TCs

26 de fevereiro de 2019 por em Notícias

O Instituto Rui Barbosa realizou no dia 25 de fevereiro, em Brasilia, a 1a reunião do Comitê Técnico de Governança. O Comitê é presidido pelo conselheiro Erico Desterro, do TCE-AM e vice-presidente de Desenvolvimento Institucional do IRB.

O encontro teve a presença de nove servidores dos TCs de todas as regiões do Brasil. Na pauta, além da apresentação do Comitê e de seus objetivos, foram apresentadas as experiências do TCE-CE e TCE-ES sobre a implantação dos mecanismos de Governança nos seus respectivos Tribunais. O diretor do TCE-ES, Fabiano Vale Barros, e o diretor de Governança, Leanderson Cordeiro, apresentaram as experiências da Corte capixaba na implementação de mecanismos de governança.

O próximo passo do Comitê Técnico do Governança é a elaboração de um diagnóstico da situação do planejamento e governança dos Tribunais de Contas. Com base num questionário preliminar feito pelo TCE-RJ e demais Tribunais, este será discutido e então encaminhado aos Tribunais. A expectativa é de que até maio o Comitê Técnico de Governança tenha os primeiros resultados.