COMITÊ DE INFORMAÇÃO DO IRB REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO E TRATA SOBRE AUMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DO CONTROLE EXTERNO

Equipe Instituto Rui Barbosa

A primeira reunião do Comitê da Informação do Instituto Rui Barbosa (IRB), aconteceu nesta segunda-feira, 18/4, quando o presidente do CT, o vice-presidente de Ensino Pesquisa e Extensão, conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), ressaltou os trabalhos anteriormente desenvolvidos pelos Subcomitês.

Dentre os temas abordados estão o aumento do Banco de Dados de Teses e Dissertações na temática dos tribunais de contas coletado pelo Subcomitê de Gestão da Informação e do Conhecimento.  Em relação ao Subcomitê de Tesauro de Contas, vê a possibilidade dessa ferramenta proporcionar uma harmonia entre todos os entes federativos.  Realizando a consolidação dos termos, respeitando as particularidades de cada ente.

Outro ponto apontado no encontro foi sobre a valorização das Bibliotecas e a relação com o Marco de Medição de Desempenho (MMD) que é de fundamental importância para a área de biblioteconomia. Haja vista que, a Biblioteconomia da atualidade, não deve ser estática, aguardando uma eventual consulta, mas deve ser parte estratégica e dinâmica do universo do controle externo.

Na reunião os participantes concordaram com as indicações para os Subcomitês da gestão de 2022-2023, sendo o Subcomitê de Gestão da Informação e do Conhecimento, presidido pelo TCE-MG e o Subcomitê de Tesauro pelo TCE-RJ e o Subcomitê MMD pelo TCE-PB.