Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do IRB discute avanços no MMD-TC e organiza XVI EDUCONTAS

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Rui Barbosa (IRB) realizou, nessa quarta-feira (09/04), reunião para discutir os resultados do Indicador 7 do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC 2024), propor ações de aprimoramento para as Escolas de Contas e iniciar os preparativos para o XVI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (EDUCONTAS).

O encontro contou com a participação de 28 membros e foi conduzido pela Presidente do Comitê Técnico e Corregedora do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Conselheira Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins.

A apresentação técnica ficou a cargo da Coordenadora do Comitê e servidora do TCE-PI, Valéria Leal, que destacou a evolução dos indicadores de desenvolvimento profissional desde 2019, com ênfase na dimensão 7.3, relacionada às Escolas de Contas, cuja nota média nacional aumentou de 3,0 (2022) para 3,44 (2024). Em contrapartida, a dimensão 7.1, voltada à Gestão de Competências e Liderança, continua sendo um desafio, com apenas 47% dos Tribunais atendendo aos critérios mínimos.

Durante o encontro, foram discutidas as principais dificuldades enfrentadas pelas Cortes de Contas na área do desenvolvimento profissional, como a ausência de políticas estruturadas de gestão por competências, lacunas na formação de lideranças e a falta de avaliações de desempenho consolidadas. Foi destacada a importância da atuação conjunta entre os Comitês de Gestão de Pessoas e de Aperfeiçoamento Profissional para superação desses desafios.

Outro ponto de destaque foi a organização do XVI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (EDUCONTAS), agendado para os dias 6 e 7 de novembro, em Recife-PE, sob a responsabilidade da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Os representantes do TCE pernambucano apresentaram sugestões temáticas, incluindo avaliação de impacto das ações de capacitação e planejamento educacional. A equipe também compartilhou uma experiência piloto com metodologia de avaliação de impacto que obteve resultados promissores.

Ao fim do encontro, foram definidos os seguintes encaminhamentos: a criação de um grupo específico para avaliar os resultados do MMD-TC e propor ações de melhoria, a realização de encontros virtuais para troca de boas práticas e a intensificação do uso do grupo de WhatsApp do Comitê para tratar da organização do EDUCONTAS.