Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do IRB realiza oficina com foco no plano de ensino-aprendizagem

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Rui Barbosa (IRB), presidido pela Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Lilian Martins, promoveu, nesta quarta-feira (24), oficina sobre “Plano de Ensino-Aprendizagem de Disciplinas e Cursos”, destinada aos Conselheiros, dirigentes e servidores que integram as Escolas de Contas dos Tribunais de Contas de todo o país.

A oficina, que ocorreu na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União, em Brasília-DF, foi realizada com  o objetivo de conferir habilidades técnicas em planejamento de ensino- aprendizagem, e em organização de cursos e de aulas que sejam considerados necessários ao atendimento da gestão pública educacional das Escolas de Contas no atendimento das demandas sinalizadas pelos cidadãos, pelos jurisdicionados e pelo próprio público interno dos Tribunais de Contas.

Os professores Doutores da Universidade de São Paulo (USP), Luciano Vieira de Araújo e Ana Carla Bliacheriene, foram os facilitadores da oficina que teve como metodologia a exposição teórica do conteúdo, seguida de atividade prática para aplicação dos conhecimentos compartilhados.

A parte expositiva do conteúdo baseou-se em cinco temas: planejar e educar; objetivos instrucionais; domínio cognitivo; avaliação do desempenho do aluno; e metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Representantes de 29 Escola de Contas participaram ativamente do momento, refletindo o empenho do Comitê Técnico do IRB no aprimoramento do Controle Externo.

A oficina fez parte de uma agenda de ações presenciais promovidas pelo Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do IRB, que teve início na tarde de ontem (23), com a realização de reunião entre os Membros e servidores dos Tribunais de Contas que fazem parte do Comitê.