Aproximadamente 90 servidores dos Tribunais de Contas de todo o Brasil participaram, na tarde desta quarta-feira (23/10), do VIII Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas, promovido pelo Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB), que tem como objetivo debater os temas mais relevantes na área a partir de casos exitosos executados pelas Cortes de Contas.
O Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, realizou a abertura do evento parabenizando os integrantes do Comitê pelo intenso trabalho e entregas que fazem do grupo um dos mais atuantes dentro da estrutura do IRB. “Desejo que nesta tarde tenhamos mais um evento de sucesso, com o compartilhamento de boas experiências, como todas as ações desenvolvidas pelo nosso Comitê”, declarou.
“Conectando Gerações: O Poder da Diversidade Etária no Serviço Público” foi tema desta edição do Encontro, e foi apresentado pelos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Alessandro Finardi e Raquel Sakurai.
Finardi iniciou a exposição do tema discorrendo sobre as características sociais e relacionais das gerações baby boomer, X, Y e Z. Os baby boomers, nascidos entre os anos de 1946 a 1964, cresceram em um período de expansão econômica e estabilidade, valorizando carreiras longas e progressão profissional em uma mesma empresa. No mercado de trabalho, tende a ser leais e a buscar estabilidade, com foco em crescimento hierárquico. Nas relações familiares, costumam adotar uma estrutura mais tradicional, priorizando a segurança financeira e o bem-estar dos filhos. Socialmente, são conhecidos por seu engajamento em movimentos de direitos civis e suas convicções políticas.
Os denominados geração X (1965-1980) experimentaram um contexto de transição, com mudanças econômicas que incluíram recessões e uma globalização crescente. No trabalho, são pragmáticos e flexíveis, preferindo diversificar suas habilidades e explorar diferentes carreiras em vez de seguir um caminho linear. Buscam equilibrar vida profissional e pessoal, uma vez que cresceram com maior autonomia, em parte devido ao aumento de lares com ambos os pais que trabalham. Nas relações familiares, valorizamos essa autonomia e tendemos a adotar uma abordagem mais igualitária na criação dos filhos, focando na independência.
A geração Y, também conhecida como millennials, e nascidos entre 1981 e 1996, e a geração Z, que são os nascidos a partir de 1997, são fortemente influenciados pela tecnologia e pela conectividade global, o que impacta suas preferências no trabalho e nas relações sociais. Os millennials, que enfrentam um mercado de trabalho competitivo e com altos custos de vida, buscam em suas carreiras, priorizando empresas com valores alinhados aos seus e que oferecem flexibilidade. Em família, tendemos a valorizar parcerias colaborativas e de inclusão, promovendo um ambiente mais horizontal. Já a geração Z, nativa digital, adapta-se rapidamente às mudanças tecnológicas, favorecendo o empreendedorismo e carreiras mais dinâmicas. Eles trazem uma mentalidade aberta para a diversidade e equidade, tanto no trabalho quanto nas relações familiares, priorizando a proteção e a justiça social.
Em seguida, fazendo uso da palavra, Raquel Sakuri compartilhou com os presentes a experiência da Corte de Contas paulista na execução do programa “Live Diálogos no TCESP”. A iniciativa reúne servidores representantes de diferentes gerações (baby boomer, X, Y e Z) para juntos compartilharem experiências pessoas, sobre temas específicos por eles escolhidos, em encontros virtuais. Sakuri aponta que a iniciativa, iniciada em julho de 2022, tem sido um secesso entre os Servidores do TCE-SP, e até este ano já foram realizados 17 encontros.
Ao final do evento, a Coordenação do Comitê disponibilizou um link para que os servidores interessados possam participar do Grupo de Trabalho dedicado a construir diretrizes para implementação da experiência por outros Tribunais de Contas interessados.