O Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública – IEGE/IEGM, do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou, na última quarta-feira (23), reunião virtual entre seus integrantes e demais servidores indicados pelos Tribunais de Contas, com o objetivo de deliberarem acerca da aplicação do novo questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de forma unificada para o exercício de 2023.
A reunião foi conduzida pela Presidente do Comitê e Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Cristiana de Castro Moraes. Na pauta, foram debatidos os esforços do Comitê quanto à operacionalização da aplicação dos quesitos em um ambiente informatizado para que todos os Tribunais possam aplicar no exercício de 2023 o mesmo questionário.
Na oportunidade, foram apresentadas as alterações do questionário do IEGM 2022/2023, realizada pela servidora do TCE-SP, Márcia Hirata, que destacou a legislação principal e as práticas que fundamentaram os quesitos.
Por fim, o servidor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e que coordena o Comitê Ténico, Daniel Façanha, elucidou os questionamentos e dúvidas por parte das pessoas que operacionalizam o processo de alimentação das informações, bem como as discussões sobre a agenda de 2023, tendo como foco o aperfeiçoamento do questionário, as formas de validação, boas práticas e o engajamento dos Tribunais de Contas e dos entes municipais entorno do IEGM.