Comitê Técnico do IRB realiza visita ao Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso e conhece ações de inovação no controle externo

Equipe Instituto Rui Barbosa

Os Membros e integrantes do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública, do Instituto Rui Barbosa (IRB), presidido pelo Conselheiro Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Reginaldo Parnow Ennes, visitaram o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) com a finalidade de conhecer as boas práticas desenvolvidas na Corte de Contas mato-grossense, em especial no âmbito da Escola Superior de Contas, Ouvidoria-Geral e Corregedoria-Geral.

Os representantes do Comitê foram recepcionados pelo Vice-Presidente do TCE-MT, Conselheiro Valter Albano, que destacou a importância do intercâmbio de informações entre as cortes de contas. “Entendo que os Tribunais de Contas vão crescendo no seu conjunto para, assim, cumprir bem o seu papel e ir ao encontro do que a sociedade deseja”, declarou o Conselheiro.

Durante a visita técnica, os integrantes do Comitê puderam conhecer os sistemas “Mesa Técnica” e “Sistema Radar”, desenvolvidos pelo TCE-MT com o objetivo de mediar assuntos de alta densidade jurídica e técnica, propondo a melhor solução em termos de proteção do erário e celeridade por parte das organizações públicas que possuem a prerrogativa de realizar obras e serviços em benefício da sociedade.

O Ouvidor do TCE-MT, Conselheiro Antonio Joaquim, compartilhou o trabalho realizado pela Ouvidoria do órgão, focando na humanização e agilidade no atendimento. Na oportunidade, os integrantes do Comitê conheceram o plano de trabalho da Corregedoria-Geral, apresentado pelo Secretário Executivo, Edson Palma.

“Estamos aqui para averiguar as boas práticas e discutir assuntos que possam ser levados para outras cortes de contas. As informações também são importantes para o planejamento estratégico do Instituto Rui Barbosa. Estamos extremamente satisfeitos com o que vimos”, avaliou o Conselheiro Reginaldo Parnow.

Componentes do Comitê

Além do Conselheiro Reginaldo Parnow, compuseram a comitiva de representantes do Comitê Técnico: Antônio Clesio Cunha, Procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCE-AP; Conselheiro Odilon Inácio Teixeira, Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA); Conselheiro Gilberto Pinto Monteiro, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG); Conselheiro Substituto Antônio Emanuel Andrade de Souza, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA); Conselheiro Gilberto Jales, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), que preside o Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do IRB; Conselheiro Francisco José Brito Bezerra, Presidente da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR); Dacicleide Sousa Cunha (TCE-PA), coordenadora do Comitê; e os servidores Dácio Rijo Rossiter (TCE-PE), Ana Sophia Besen (TCE-SC) e Fernando Cardoso Dourado (TCM-PA).