O Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do Instituto Rui Barbosa (CTESAP/IRB) promoveu, nos dias 20 e 21 de maio, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o “Workshop de Tecnologia da Informação do Projeto IRB/USTDA”. A ação integra o plano de atividades previsto no Acordo firmado pelo IRB e a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA), que tem por objetivo analisar as auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas brasileiros a respeito das compras públicas promovidas com base na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) feitas pelos órgãos sob sua jurisdição.
“Durante esses dois dias de workshop foram feitos levantamentos dos projetos referentes à tecnologia de informação dos Tribunais de Contas que participam do projeto-piloto. Assim, nós fizemos os levantamentos, verificamos oportunidades e fraquezas nossas, enquanto sistema; mas, também, oportunidades de melhoria nos sistemas de informações para compras públicas, buscando sempre o melhor valor”, explicou o Presidente do CTESAP/IRB e Ouvidor-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes.
O workshop reuniu Membros e servidores dos Tribunais de Contas que participam do projeto-piloto do acordo (TCE-AP, TCE-CE, TCE-ES, TCE-PR e TCU) e representantes da Rede InfoContas para debater as melhores práticas internacionais e tendências tecnológicas em sistemas de informação gerencial de auditoria e análise SWOT das Cortes de Contas, visando definir as ações estratégicas para modernização dessas ferramentas tecnológicas.
As atividades do workshop foram mediadas pelos representantes da empresa de consultoria americana Decision Analysis Partners (DAP), responsável por avaliar e propor recomendações de melhorias nas auditorias de contratações públicas realizadas pelos Tribunais de Contas brasileiros, visando avaliação do custo-benefício das aquisições.