O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, foi representado pela Gerente de Políticas Públicas do IRB, Ana Perpétua Ellery Corrêa, durante a live “5 para 30: as escolas de governo da Agenda 2030”. O evento, transmitido pelo canal da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), no YouTube, nesta sexta-feira (14/03), contou com mais de 200 espectadores e reuniu especialistas para discutir o papel das escolas de governo na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Organizado pela SAEG (Semana da Avaliação em Escolas de Governo) e pela EGPA, com apoio do IRB, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), a live abordou as ações já implementadas e o planejamento para os próximos cinco anos (2025-2030) em prol da Agenda 2030.
A abertura do evento contou com falas institucionais de autoridades como o Presidente da EGPA, Helvio Moreira Arruda; Samantha Salvere, Gerente de Dados e Monitoramento do Escritório do Coordenador Residente da ONU no Brasil; Lavito Bacarissa, Assessor da Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil; e Wófsi Yuri Souza, representante da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP) da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE). O evento destacou os compromissos assumidos pelas escolas de governo brasileiras desde a assinatura do Quadro-Compromisso das Escolas de Governo Brasileiras para Cooperação e Disseminação, na ONU Genebra, em 2023.
No painel em que representou o IRB, Ana Perpétua Corrêa apresentou os avanços das Escolas de Contas na Agenda 2030, ressaltando o esforço dos Tribunais de Contas brasileiros para qualificar servidores e integrar os ODS às suas ações educacionais. Entre os principais resultados expostos, destacam-se a capacitação de servidores das Escolas de Contas, a incorporação dos ODS nos portfólios de cursos, a classificação de ações educacionais conforme os ODS e o fortalecimento da cooperação internacional.
Ela detalhou as cinco metas estratégicas para a integração dos ODS nas Escolas de Contas, incluindo a capacitação interna de servidores, a incorporação dos ODS nos planos anuais de capacitação, a classificação de cursos conforme os ODS, a orientação para outras instituições públicas e o fortalecimento da cooperação internacional. A apresentação também ressaltou os esforços do IRB em parcerias globais, como sua atuação estratégica no estabelecimento de parcerias técnicas, científicas e culturais com entidades como a Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), o Instituto de Estudos Técnicos e Investigação (IETEI), e os Tribunais de Contas de Portugal, Espanha e Angola, para ampliar a governança e a transparência no setor público.
Também participaram do painel o Professor Reinan, do Laboratório de Inovação da EGPA, Brayam Rodrigues, fundador da SAEG, e os representantes do CONSAD, Carlos Alberto Moura, e da ABEL, Maria Carolina Hagen.
A participação do IRB reforça seu compromisso com a disseminação da Agenda 2030 no Sistema de Controle Externo brasileiro, contribuindo com a construção de uma sociedade socialmente justa e ambientalmente sustentável.