Congresso Brasileiro de Contabilidade tem participação de Vice-Presidente do IRB palestrando sobre Auditoria Financeira

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Centro de Eventos de Balneário Camboriú, em Santa Catarina-SC, sediou no período de 8 a 11 de setembro a programação do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (21º CBC), evento promovido pelo Sistema do Conselho Federal de Contabilidade (CFC/CRCs) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), que abordou como tema central “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”.

O Vice-Presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Inaldo da Paixão, representou a presidência do IRB durante toda a programação do Congresso. “Gostaria de deixar registrado os meus parabéns ao presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, por ter tido a sensibilidade de valorizar não só a Contabilidade, mas também a Auditoria Pública, de maneira que, representando o IRB e o TCE da Bahia, isso muito me orgulha por poder falar sobre aquilo que gosto, faço e que acredito”, declarou.

Inaldo da Paixão, que preside o Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do IRB, participou como mediador, nessa quarta-feira (11/09), da 3ª sessão temática do Congresso, onde foi abordado como tema “Auditoria Governamental: técnicas de auditoria financeira”. O momento contou com palestras ministradas pelo Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Jorge de Carvalho, e pelo Coordenador de Auditoria Financeira e Fiscalização de Projetos Financiados do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Filipi Assunção Oliveira.

Sob a coordenação do Conselheiro Inaldo da Paixão, durante a sessão temática foram exploradas as técnicas de Auditoria Financeira aplicadas no contexto governamental, destacando os métodos, ferramentas e melhores práticas para assegurar a transparência, a responsabilidade fiscal e a eficiência na gestão dos recursos públicos.

Na oportunidade, e compondo ainda a programação desse último dia de evento, o Conselheiro Inaldo da Paixão, representando o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, participou como palestrante do painel temático “O novo modelo mundial de Auditoria Financeira dos entes públicos proposto pela INTOSAI: A norma do CFC e sua aplicabilidade pelos Tribunais”. Ele apresentou uma análise do novo modelo de Auditoria Financeira dos Entes Públicos proposto pela Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), além de discutir a norma do CFC quanto aos desafios, às melhores práticas e as implicações para a gestão pública pelos Tribunais de Contas no Brasil.

Compuseram o painel, junto ao Conselheiro Inaldo da Paixão, o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Antônio Carlos; e o representante do Comitê Científico do Congresso Internacional de Contabilidade, Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, Victor Branco de Holanda.

“Sem dúvidas, esse foi um momento ímpar, em que pudemos explorar as técnicas de Auditoria Financeira aplicadas no contexto governamental, destacando os métodos, ferramentas e melhores práticas para assegurar a transparência. Em relação à nossa área de atuação, este congresso foi especial por ter dado muita ênfase ao setor público”, destacou o Conselheiro Inaldo da Paixão.

Além de contribuir com os debates propostos na programação científica do evento, o Vice-Presidente do IRB prestigiou, também, a sessão solene de abertura do Congresso na noite do dia 08 de setembro.

 

Sobre o Congresso

O Congresso Brasileiro de Contabilidade é realizado a cada quatro anos, e já está consolidado como o maior evento do segmento contábil do País, reunindo profissionais de todo o Brasil, entre contadores, autores de trabalhos técnico-científicos e lideranças responsáveis pela condução das entidades representativas da classe contábil brasileira.

Em sua vigésima primeira edição, o Congresso abriu oportunidades para a discussão da evolução da classe contábil, fomentando um bom momento para a troca de ideias e experiências e um palco de debates sobre procedimentos, técnicas, evolução e atualização de conhecimentos e realidade global.

O propósito principal do evento, segundo os organizadores, foi o de estimular a discussões e reflexões sobre temas atuais, relevantes e tendências mundiais da contabilidade, proporcionando oportunidades de aprimoramento e crescimento. Durante o evento foi entregue a Medalha Mérito Contábil João Lyra ao contador Antoninho Marmo Trevisan.