O Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto ITER estão promovendo a primeira turma para Conselheiros dos Tribunais de Contas do Brasil do curso “A Arte e a Ciência da Oratória Jurídica”. Realizado na modalidade presencial, com uma carga horária de 24 horas-aula, a capacitação oferece aos seus participantes uma imersão completa nas habilidades essenciais para a comunicação eficaz em público, visando ao desenvolvimento de competências fundamentais para uma oratória persuasiva, segura e impactante na prática jurídica e em outros contextos.
O conteúdo programático do curso é ministrado pelo Professor Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha), André Mendonça, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Founder do Instituto ITER. As aulas estão estruturadas em quatro módulos, com foco em metodologias ativas de ensino e práticas de oratória adaptadas a diferentes tipos de audiência, garantindo uma comunicação eficaz e adequada.
As aulas desta primeira turma tiveram início nos dias 07 e 08 de março, na sede do Instituto ITER, em São Paulo, reunindo Membros de 14 Tribunais de Contas brasileiros, além dos Presidentes do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edilson Silva. A conclusão do curso ocorrerá nos próximos dias 14 e 15 de março.
Parceria
Em uma importante iniciativa voltada ao desenvolvimento profissional e à formação continuada, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto ITER formalizaram, no dia 09 de dezembro de 2024, um convênio que viabiliza a realização de ações de educação continuada para Membros e servidores dos Tribunais de Contas brasileiros.
O convênio assinado pelo IRB oferece descontos exclusivos nos cursos oferecidos pelo ITER, abrangendo as modalidades presenciais e on-line, com benefícios proporcionais ao número de matrículas. Além disso, destaca-se ainda, o compromisso de promover eventos e disciplinas personalizadas em conjunto pelas entidades, com foco nas necessidades específicas dos Tribunais de Contas.
O acordo também estabelece diretrizes para ampla divulgação dos benefícios oferecidos, garantindo que o maior número possível de servidores seja informado e incentivado a participar de iniciativas educacionais.
Esta parceria reflete o compromisso do IRB em contribuir para a modernização e a eficiência do serviço público no Brasil, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para um Controle Externo ainda mais efetivo.