CONSELHEIROS VALDOMIRO TÁVORA E EDILBERTO PONTES OFICIALIZAM SUBSEDE DO IRB NO TCE CEARÁ

Equipe Instituto Rui Barbosa

Em ato simbólico, no final da manhã desta sexta-feira (4/3), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, entregou ao presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes (vice-presidente da Corte cearense), a sala onde está funcionando a subsede do Instituto Rui Barbosa (IRB), biênio 2022-2023.

“É um momento de muita alegria e honra para o Tribunal de Contas do Ceará ser subsede do IRB, até pela competência e nível do conselheiro Edilberto, um dos nomes respeitados do controle externo, acadêmico, a pessoa certa para dar continuidade ao trabalho dos ex-presidentes do Instituto, que é a casa do saber dos Tribunais. Tenho certeza de que sua gestão vai engrandecer os Tribunais, por ser o braço acadêmico e pelo perfil do conselheiro Edilberto Pontes. O que for preciso, pode contar com a presidência deste Tribunal”, ressaltou Valdomiro Távora.

“Quero agradecer ao presidente Valdomiro por todo apoio que tem dado ao Instituto Rui Barbosa. O IRB presta serviço aos Tribunais de Contas, e o TCE Ceará hoje está apoiando fortemente o Instituto. Fiz questão de vir com o botton do Tribunal simbolicamente para agradecer ao TCE por ceder, primeiramente, um conselheiro dele, além de toda equipe técnica e estrutura. Agradeço também à Secretaria de Administração pela sala muito bem montada, para que a gente contribua ainda mais com o sistema nacional dos Tribunais de Contas”, destacou Edilberto Pontes.

Localizada no 1º andar do Edifício 5 de Outubro, a nova sede do IRB no TCE Ceará será destinada ao desenvolvimento dos projetos de capacitação profissional oferecidos pela entidade e à disponibilização do conhecimento produzido. Além do espaço exclusivo e adequado, o TCE Ceará fornece total infraestrutura física, tecnológica, de logística e de pessoal, dentre outras ações necessárias ao pleno desenvolvimento das atividades.

Caberá ao IRB promover ações visando à cooperação técnica por meio da disponibilização dos resultados das pesquisas, publicações e trabalhos técnicos, como seminários, congressos, fóruns, encontros técnicos e conferências. Entre as iniciativas do Instituto Rui Barbosa está o apoio aos eventos de capacitação realizados pelo Tribunal de Contas do Ceará, com vistas ao desenvolvimento e aprimoramento das atividades de controle interno e externo.

A assinatura do Acordo de Cooperação para instalação e funcionamento da subsede do IRB nas dependências da Corte cearense, biênio 2022-2023, aconteceu dia 22 de fevereiro, em Brasília, durante solenidade de posse do conselheiro Edilberto Pontes no cargo de Presidente do Instituto Rui Barbosa. Na mesma ocasião, também foram empossados os dirigentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola (TCE-RS), e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Joaquim de Castro (TCM-GO).

Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE)