Promover ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos tem sido uma prioridade crescente nos Tribunais de Contas. Com esse foco, o Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB) realizou, nessa quarta-feira (25/6), o XI Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas, com o tema “Cultura de Bem-Estar: Cases de Qualidade de Vida nos Tribunais de Contas – Alimentação e Saúde”.
O encontro contou com a participação de representantes de três Tribunais de Contas que apresentaram experiências inovadoras em qualidade de vida no serviço público. Os projetos destacam como a atenção à saúde física e emocional dos servidores pode ser integrada à gestão institucional com resultados positivos.
Programa “Vida Leve” – TCE-MT
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou o programa “Vida Leve”, uma iniciativa do Núcleo de Qualidade de Vida que busca estimular práticas saudáveis no cotidiano dos servidores. Com foco na saúde integral, o programa promove ações educativas sobre alimentação equilibrada, incentivo à atividade física e equilíbrio emocional. As servidoras Nathalia Sato, Nara Nardez e Luiza Pinheiro explicaram como o programa também utiliza campanhas internas, oficinas e parcerias com profissionais da área de saúde para ampliar o alcance das ações.
Programa “Nutri Leve” – TCE-RO
Ana Paula Pereira, Chefe da Divisão de Bem-Estar no Trabalho do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), apresentou o programa “Nutri Leve”, voltado para a educação alimentar e nutricional. A iniciativa busca transformar os hábitos alimentares dos servidores por meio de acompanhamento com nutricionistas, oficinas culinárias, desafios saudáveis e ações de conscientização sobre os impactos da alimentação na qualidade de vida. O programa também está alinhado com a promoção da saúde mental, ao valorizar o ato de comer como parte do autocuidado.
Programa “Saúde e Bem-Estar” – TCU
Representando o Tribunal de Contas da União (TCU), a nutricionista Thaynara Barbosa e o Diretor da Diretoria de Saúde, Ricardo Oliveira Moreira, apresentaram o programa “Saúde e Bem-Estar”. A iniciativa envolve um conjunto de ações estruturadas, que vão desde a oferta de consultas com profissionais da saúde (nutrição, psicologia, medicina) até campanhas temáticas e eventos de promoção do autocuidado. O programa busca criar uma cultura institucional voltada ao bem-estar e à saúde preventiva, integrando diferentes áreas do TCU.
Encerramento
Com a participação de 122 pessoas, o encontro reforçou a importância da troca de experiências entre os Tribunais de Contas e o fortalecimento de uma cultura organizacional baseada no cuidado com os servidores. Ao final do evento, foi disponibilizado um link com materiais complementares sobre o tema, permitindo que os interessados aprofundem o conhecimento nas boas práticas apresentadas.