DEBATES SOBRE INOVAÇÃO NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS DE CONTAS MARCA O PRIMEIRO DIA DE REALIZAÇÃO DO XIII EDUCONTAS

Equipe Instituto Rui Barbosa

Teve início nesta quinta-feira (1º) o XIII Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas (EDUCONTAS), uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional, e que está sendo realizada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) e a Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça, em Maceió-AL, abordando a temática: “A atuação das Escolas de Contas na Era da Inovação”.

A abertura oficial do evento teve início com a apresentação do coral Contas e Cantos, formado por 30 servidores do TCE-AL, que na oportunidade reproduziram as canções regionais daquele estado e da cultura nacional. Em seguida, foi composta a mesa de honra do evento com as seguintes autoridades: Conselheiro Fernando Ribeiro Toledo, Presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas; Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa; Conselheiro Rodrigo Siqueira Cavalcante, Diretor-Geral da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça; a Conselheira Lilian de Almeida Veloso, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do IRB e o Diretor Técnico da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça, José Marçal Aranha Falcão Filho.

“É muito importante esse 13º EDUCONTAS, que já se incorporou à agenda dos Tribunais de Contas brasileiros. As escolas de contas têm um papel decisivo, um papel-chave, na missão de tornar os Tribunais de Contas mais orientadores, não só para os seus técnicos, como para seus jurisdicionados e sociedade”, assim considerou o Conselheiro Edilberto Pontes, durante sua fala, a importância do evento.

Na oportunidade, o Presidente do IRB, realizou o lançamento oficial do I Prêmio IRB de Monografia, que apresenta como tema central “Os desafios para as Instituições Públicas no mundo digital. As informações sobre o certame estão reunidas no site específico do concurso, acesse: https://irbcontas.org.br/premio-irb-de-monografia/.

Programação

A programação deste primeiro dia de evento foi iniciada com a palestra do Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Luciano Vieira de Araújo, abordando o desafio da inovação para as Escolas de Contas, focando no uso do Metaverso em atividades pedagógicas. Na sequência das apresentações, o Professor Mestre em Educação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), Fernando de Assis Alves, discorreu sobre o uso das metodologias ativas no contexto da formação profissional.

O turno da tarde iniciou com a apresentação sobre Projeto Político Pedagógico – PPP e a utilização de inovação e modelos para formulação e cases de sucesso, conduzida pela Professora Doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e Diretora Presidente da Escola Superior de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Ana Carla Bliacheriene. O uso do metaverso em atividades pedagógicas para as Escolas de Contas, foi debatido pelo Professor Doutor Luciano Vieira e, finalizando a programação, os especialistas em marketing dital, Luiz Fernando Peron e Raphael Falcão, realizaram um talk com os participantes a respeito do tema: Comunicação e Redes Sociais – O engajamento como ferramenta da Educação.

O XIII EDUCONTAS continua com sua programação durante todo o dia de amanhã (02/09), iniciando às 08h.