Diretoria do IRB aprova, sem ressalvas, prestação de contas 2022

Equipe Instituto Rui Barbosa

Aprovada sem ressalvas a prestação de contas do Instituto Rui Barbosa (IRB) – Exercício 2022. A decisão foi tomada pela Diretoria do IRB, em reunião coordenada pelo Presidente do Instituto, Conselheiro Edilberto Pontes. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (28/2), durante a programação de reuniões técnicas que compõem o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está sendo realizado em Salvador-BA.

De acordo com o Conselheiro Celmar Rech, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás(TCE-GO) e membro do Conselho Fiscal, a prestação de contas estava transparente e muito bem instruída. “Parabenizo o presidente Edilberto Pontes pelo trabalho realizado. Minha única sugestão é que os balancetes sejam enviados mensalmente, a partir de agora”.

Edilberto Pontes destacou que os resultados obtidos pelo IRB são frutos de uma construção contínua. “Cada presidente que me antecedeu colocou tijolos e pavimentou esse crescimento.”

Já o Conselheiro Sebastião Helvecio, ex-presidente do IRB e atual Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão, elogiou a harmonia e o reconhecimento pelo caminho adotado na atual gestão. “O IRB é um exemplo de controle externo mundo afora e todos os 33 Tribunais de Contas do país estão presentes na mesma proporção. Essa produção de conhecimento e o sentimento de representatividade são os princípios fundamentais do federalismo”, disse Helvecio.

O Conselheiro Ivan Lelis Bonilha, Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), também ex-presidente e Vice-Presidente de Relações Institucionais do IRB, afirmou que a gestão do Presidente Edilberto Pontes engrandece a instituição, com qualificações de excelência. “É uma gestão prática, de acesso fácil, de conversa fácil, o que revigora o ambiente democrático.”
Severiano Constandrade, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), que também presidiu o IRB e é tesoureiro na atual gestão, ressaltou a “grande responsabilidade assumida pelo jovem Edilberto Pontes, que trabalha de forma profícua para fortalecer o controle e qualificar cada vez mais os conselheiros”.

Ao final, os integrantes da Diretoria do IRB aprovaram a proposição do Conselheiro Celmar de enviar mensalmente os balancetes. O Presidente Edilberto Pontes destacou o empenho de toda a equipe do IRB, coordenada por Juraci Muniz, para concretização dos trabalhos durante o ano.