Eleita nova diretoria do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas

Comunicação IRB

O Instituto Rui Barbosa participou nesta quarta-feira (26/02), em Brasília, da primeira reunião ordinária do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil (CPTC). A reunião foi conduzida pela presidente interina do Colégio, conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos (TCE-AM). Na ocasião, foi eleito para presidir O CPTC no biênio 2019-2020 o conselheiro Edilson de Souza Silva, do TCE-RO, bem como o conselheiro Joaquim Castro (TCE-GO) como vice-presidente e o conselheiro Severiano Costandrade (TCE-TO) como secretário.

O Colégio dos Presidentes reúne os dirigentes dos 33 Tribunais de Contas brasileiros, além dos presidentes da Associação dos Membros dos TCs do Brasil, Atricon, e do Instituto Rui Barbosa, na escola de gestão dos TCs. Presente no encontro, o ministro do TCU, Augusto Nardes, destacou os resultados obtidos com a implantação da Governança no TCU, o que, segundo ele, provocou uma transformação significativa. O Ministro anunciou um evento sobre a implantação da governança em todos os TCs no Brasil a ser realizado ainda no primeiro semestre.

O presidente eleito do CPTC ressaltou a importância da instituição: “O Colégio de Presidentes tem importância fundamental, não apenas por reunir os dirigentes dos Tribunais de Contas, mas, principalmente, por possibilitar a integração das Cortes de Contas, uniformizando ações, com vistas ao fortalecimento do controle externo e incentivo às políticas públicas em benefício da sociedade”, ressaltou.

Ele antecipou ainda que seu mandato à frente do colegiado terá como prioridade planificar proposições a serem apresentadas e apoiadas perante a Atricon e o Instituto Rui Barbosa (IRB), em especial, as que tratam do aperfeiçoamento dos TCs em sua condição de instituições essenciais ao controle dos gastos públicos, bem como à manutenção do equilíbrio fiscal dos entes sob sua jurisdição.