Em evento internacional, Vice-Presidente do IRB destaca a ética como fundamento da inteligência artificial

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Teatro Liceo de Salamanca, na Espanha, está sediando, entre os dias 25 e 27 de março de 2025, o II Homenaje Salamanca por Cajal y la Ciencia (II Homenagem de Salamanca e Cajal e à Ciência, em tradução livre), um evento que reúne especialistas renomados para discutir os avanços científicos e o impacto das descobertas do neurocientista Santiago Ramón y Cajal. Com uma programação diversificada, a ação tem como objetivo celebrar o legado de Cajal e fomentar o diálogo interdisciplinar sobre os desafios éticos e tecnológicos do século XXI.

Entre os destaques da programação, o Conselheiro Sebastião Helvecio, Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), proferiu, nessa terça-feira (25/03), a palestra “Cajal e a Ética. A ética como baliza das conexões para os fundamentos da inteligência artificial”. Em sua exposição, Helvecio explorou a relevância dos princípios éticos para o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial (IA), traçando paralelos entre as descobertas de Cajal sobre o funcionamento das conexões neurais e a atual estruturação das redes neurais artificiais.

Além das conferências e painéis, o II Homenaje Salamanca por Cajal y la Ciencia prestou homenagens a cientistas que contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento e para a inovação em diversas áreas.

Unindo tradição e modernidade, o evento reafirma o papel da Universidade de Salamanca como um centro de excelência acadêmica e científica, promovendo ações que transcendem fronteiras e impactam o futuro da ciência e da governança global.