A segunda edição do curso “Doutrina de Inteligência aplicada ao Controle Externo” foi concluída nesta sexta-feira (20/09), com a participação de aproximadamente 70 servidores dos Tribunais de Contas de todo o Brasil, que vivenciaram durante toda esta semana (de 16 a 20/09) uma imersão em pesquisas e estudos voltados ao aprimoramento do processo de fiscalização exercido pelas Cortes de Contas a partir da adoção de ações integradas de inteligência, fortalecendo e modernizando o Sistema de Controle Externo no país.
Ao longo de cinco dias de atividades, sediadas no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, os participantes receberam 36 horas-aula de capacitação intensiva, ministrada por consultores e analistas com ampla experiência no Sistema Brasileiro de Inteligência. Em seu conteúdo programático, o curso abordou conceitos e práticas de inteligência aplicada, com foco em ferramentas estratégicas que aprimoram a capacidade de monitoramento e fiscalização dos órgãos de controle, mudando a eficiência na gestão dos recursos públicos.
O Curso é promovido conjuntamente pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Para o Conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, Presidente da Corte de Contas fluminense e Diretor de Desenvolvimento e Políticas Públicas do IRB, que atuou como um dos mais importantes articuladores para a viabilização da ação desde a sua primeira edição, “em um mundo em que as informações disponíveis circulam de modo desordenado, caótico e volátil, suscetíveis de serem comprometidas ou manipuladas ao longo do seu trajeto, é imperioso que os profissionais que lidam com dados sensíveis estejam capacitados a assegurar a integridade e a fidedignidade desses conteúdos. Em se tratando daqueles que atuam no controle externo, essa necessidade é ainda maior, dada a intrínseca correlação que essas informações guardam com a gestão dos recursos públicos”, defende.
A solenidade de encerramento da segunda edição do curso “Doutrina de Inteligência aplicada ao Controle Externo” foi realizada com a participação do Coordenador-Geral do Instituto Rui Barbosa, Juraci Muniz Júnior, representando a presidência do IRB; do Diretor-Geral de Relações Institucionais e Comunicação do TCE-RJ, Carlos Cinelli; e do Consultor em Inteligência, Jorge Visconte, representando o corpo docente da capacitação. O momento foi concluído com a entrega dos certificados aos participantes.