As experiências e contribuições da Rede Nacional dos Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (Bibliocontas) foram compartilhadas durante a 23ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências da Informação (XXIII ENANCIB), realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), nos dias 06 a 10 de novembro, abordando como tema central “Das mediações às práticas informacionais: contribuições da Ciência da Informação”.
A Rede Bibliocontas é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB), coordenada pelo Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento que tem como Presidente o Conselheiro Sebastião Helvecio, e tem por objetivo promover o intercâmbio de informações, conhecimentos e boas práticas entre as unidades de informação dos Tribunais de Contas dos Países de Língua Portuguesa e Mercosul sobre assuntos de interesse comum em todos os campos de atividades e na gestão de processos e procedimentos, fortalecendo a cooperação entre os serviços de informação, pesquisa e documentação, com vistas a apoiar o controle externo e a desenvolver estudos comparativos, coletando e melhorando o acesso aos conteúdos produzidos pelas Cortes de Contas.
A servidora do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) e coordenadora do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do IRB, Michele Rodrigues Dias, foi a responsável por apresentar a Rede Bibliocontas aos presentes no XXIII ENANCIB, integrando as ações do Grupo de Trabalho 4 (GT 4) do evento.
Bibliocontas
O Bibliocontas consiste em uma rede de cooperação e intercâmbio dos profissionais da informação (bibliotecários, arquivistas, museólogos) atuantes em unidades de informação (bibliotecas, arquivos e centros de memórias) dos Tribunais de Contas e órgãos afins dos países de Língua Portuguesa e Mercosul.
Desde 2003, a cada dois anos acontece o Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas, evento cuja principal finalidade consiste na busca de uma maior integração entre as unidades de informação de cada Tribunal de Contas participante, possibilitando a troca de experiências entre seus membros, além da disseminação de informações relativas ao controle externo exercido pelos tribunais, fortalecendo a consciência social sobre a importância de sua atuação.
Sobre o ENANCIB
O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) é um marco histórico na pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. Nascido em 1994, tem como principal característica congregar e reunir autorias de todo o país e do exterior, visando a comunicação dos resultados de projetos de pesquisa, teses e dissertações dos cursos de pós-graduação na área da Ciência da Informação. Os trabalhos e as discussões em torno deles são apresentados em Grupos de Trabalho, num total de 12, onde se concentram os participantes que trazem à comunidade seus temas de pesquisa. Em 2023, o XXIII ENANCIB será sediado na Universidade Federal de Sergipe, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS). Nessa edição, o tema central será “Das mediações às práticas informacionais: contribuições da Ciência da Informação”.