Fórum celebra os 41 anos do TCE e MPC de Rondônia

Equipe Instituto Rui Barbosa

Teve início, nessa segunda-feira (27/05), o “Fórum Nacional Inovação, Tecnologia e Soluções para o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD)”, evento comemorativo aos 41 anos do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) do Estado de Rondônia.

O evento, realizado no plenário do TCE-RO, reuniu Membros, Procuradores, servidores, representantes de órgãos estaduais e especialistas em tecnologia de todo o Brasil. A presidência do Instituto Rui Barbosa (IRB) esteve representada pelo Conselheiro do TCE-RO e Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto, Jailson Viana de Almeida.

Presidente da Corte de Contas rondoniense, o Conselheiro Wilber Coimbra saudou, por meio de vídeo, os presentes no fórum, e destacou a capacidade da instituição em se aprimorar e se reinventar. Ressaltou, também, a importância dos debates voltados ao papel da inovação e da tecnologia na otimização dos processos de controle externo. “Por meio do CEOD, estamos transformando a maneira como fiscalizamos, tornando nosso trabalho mais eficiente e impactante para toda a sociedade”, frisou.

Ainda na abertura, o Presidente em exercício do TCE-RO, Conselheiro Valdivino Crispim, ao apresentar a filosofia do CEOD, compartilhou os avanços tecnológicos que o Tribunal conquistou durante a última década. Ele enfatizou a celebração dos 41 anos como uma reafirmação do compromisso com a melhoria contínua e a inovação da instituição. “O CEOD representa o nosso salto de qualidade, para elevar o nosso trabalho a novos patamares de excelência ao cidadão”, pontuou.

O Procurador-Geral do MPC-RO, Miguidônio Loiola Neto, evidenciou a importância da inserção das instituições no universo inevitável da inteligência artificial, bem como do fórum ser um momento propício para maximizar seu uso no ambiente de trabalho. “Com essa nova abordagem, teremos dados mais qualificados para tomada de decisões. Faremos mais com menos e traremos resultados mais efetivos para a sociedade”, destacou.

“É uma felicidade participar de um evento que busca refletir sobre controle externo a partir de inteligência artificial”, declarou o Diretor de Auditoria do IRB e Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), Conselheiro André Luiz Matos.

 

Palestras

As experiências dos Tribunais de Contas dos Estados do Espírito Santo (TCE-ES) e de São Paulo (TCE-SP) no uso de tecnologia em suas fiscalizações foram o foco principal das duas palestras que abriram a programação científica do Fórum Nacional.

Coube ao Conselheiro Substituto do TCE-ES, Donato Volkers Moutinho, abordar a temática: O CEOD e o futuro do controle externo.

Em sua apresentação, Donato Volkers destacou a expertise da Corte de Contas capixaba na utilização da ciência de dados como suporte ao Controle Externo, incluindo a implementação da cultura da análise de dados, utilizando como ferramenta principal a inteligência artificial (IA).

“A sociedade atualmente se acostumou com a velocidade e os Tribunais de Contas, por serem as instituições relevantes que são, não podem ficar para trás. É preciso investimento e pessoal qualificado, com foco em controle externo”, defendeu.

Encerrando o primeiro dia do Fórum Nacional, o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-SP e Coordenador do Comitê Técnico Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do IRB, Fábio Corrêa Xavier, compartilhou os avanços obtidos pela instituição na modernização de suas atividades.

Fabio Corrêa citou, em especial, ferramentas como a Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA). Baseada na mesma tecnologia do ChatGPT, a ANIA tem como objetivo simplificar e acelerar a análise de documentos em formato PDF, por meio de perguntas em linguagem natural e de uma interface inteiramente em português do Brasil.

“Uma dica que posso dar é: sejam curiosos, perguntem. Só vocês saberão como utilizar melhor os recursos disponíveis nessas ferramentas”, completou.

A programação do Fórum Nacional Inovação, Tecnologia e Soluções para o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) segue até quarta-feira (29/05).

 

 

*Fotos e informações do TCE-RO.