No último dia 9 de janeiro, o presidente do IRB, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha, reuniu-se com o presidente do Comitê de Governança do Instituto e também vice-presidente de Desenvolvimento Institucional do IRB, Conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva (TCE-AM) para tratar das atividades do Comitê.
Em atenção à execução do Planejamento Estratégico do IRB, sob a perspectiva de Desenvolvimento e Políticas Públicas, é meta estratégica do Instituto o desenvolvimento de ações para Implementação de Programas de Integridade e Compliance pelos Tribunais de Contas, através de ações de auxílio aos Tribunais no desenvolvimento de um Código de ética e conduta e através do auxílio no desenvolvimento de canais de comunicação aberto para monitorar indicadores de performance (índice de fraudes, correção de erros, efetividade do Código de Ética).
Assim, com a criação do Comitê de Governança dos Tribunais pela Portaria nº. 7/2018, objetiva-se, além de dar cumprimento às ações estratégicas, trabalhar o pilar governança junto com todos os Tribunais de Contas para disseminar boas práticas e propor soluções.
A decisão vai ao encontro da Resolução 12-2018, publicada pela Atricon, que também está no esforço conjunto de atuar em prol da transparência, compliance e governança. A Resolução 12/2018 aprova as Diretrizes de Controle Externo Atricon nº 3303/2018 relacionadas à temática “Governança nos Tribunais de Contas” para basear o Marco de Medição dos Tribunais de Contas.
São as entidades representativas dos Tribunais de Contas auxiliando as Cortes na discussão, implementação e melhoria da governança em suas práticas no controle externo.